Eleições municipais: estratégias da candidata Margarida Salomão à Prefeitura de Juiz de Fora

Autores

  • Carla Montuori Fernandes Universidade Paulista
  • Luiz Ademir Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Paulo Roberto Figueira Leal Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Arthur Raposo Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v13i25.51654

Resumo

O artigo analisa as estratégias midiáticas da candidata Margarida Salomão (PT), que disputou à Prefeitura de Juiz de Fora em 2020, que depois de disputar quatro eleições consecutivas (2008, 2012, 2016 e 2020) saiu vitoriosa, derrotando, Wilson Rezato do PSB. Dos 11 candidatos, 5 eram mulheres, marcando um aumento da representatividade feminina. O artigo discute a interface mídia e política, o processo de espetacularização e a dimensão gênero e política. Por fim, traz o debate sobre propaganda e as especificidades do HGPE e as mudanças na Lei Eleitoral em 2015 que reduziram o tempo dos programas. O estudo apresenta uma análise de conteúdo, com base em Bardin (2011) e Panke (2016), de 30 programas do HGPE na TV da candidata Margarida a fim de identificar temas mais acionados, a construção da sua imagem e a recorrência à identidade feminina. Observa-se que, mesmo com pouco tempo no HGPE, a candidata explorou bem os temas políticos, mas houve um silenciamento sobre a pandemia da Covid-19.

Palavras-Chave

Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE); Identidade Feminina; Margarida Salomão (PT); Covid-19.

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Biografia do Autor

Carla Montuori Fernandes, Universidade Paulista

é docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Mídia da Universidade Paulista (UNIP). Doutora em Ciências Sociais, com ênfase em Comunicação Política pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Luiz Ademir, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestre e Doutor em Ciência Política pelo IUPERJ, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da UFJF e do Curso de Comunicação Social - Jornalismo da UFSJ.

Paulo Roberto Figueira Leal, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professor Titular da Universidade Federal de Juiz de Fora, lecionando na graduação, no mestrado e no doutorado em Comunicação da Facom-UFJF. Graduado em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991), com mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Iuperj (1997) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Iuperj (2003).

Arthur Raposo, Universidade Federal de Juiz de Fora

Mestrando em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCOM UFJF), na área de concentração "Comunicação e Sociedade" e na linha de pesquisa "Mídias e Processos Sociais". Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de São João del-Rei e em Publicidade e Propaganda pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora.

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Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos