O comportamento eleitoral de estudantes universitários

uma análise a partir do Modelo Primário de Comportamento Eleitoral.

Autores

  • Marco Andre Cadoná Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Resumo

Propõe-se uma análise de como o contexto eleitoral das eleições presidenciais de 2018 no Brasil, caracterizado por intensa polarização política e ideológica, condicionou o comportamento eleitoral de estudantes universitários. Como referência empírica, são considerados os resultados de uma pesquisa que investigou a cultura política de estudantes de graduação da UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul), localizada no Rio Grande do Sul, realizada entre o primeiro e o segundo turnos das eleições de 2018. Como referência teórica, considera-se o Modelo Primário de Comportamento Eleitoral, proposto pelos teóricos norte-americanos do marketing político, Bruce Newman e Jagdish Sheth, que considera sete domínios do comportamento dos eleitores: questões políticas, imaginário social, dimensão emocional, imagem do candidato, eventos atuais, eventos pessoais e questões epistemológicas. Ao final, argumenta-se que os valores que orientaram o comportamento eleitoral dos estudantes apresentaram diferenças entre os eleitores de Jair Bolsonaro e de Fernando Haddad: enquanto os eleitores de Bolsonaro valorizaram mais os “sentimentos emocionais” e os “eventos atuais”, os eleitores de Haddad valorizaram mais o “imaginário social” e as “questões políticas”.

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Biografia do Autor

Marco Andre Cadoná, Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC)

Possui Graduação em Filosofia (UNIJUÍ), Mestrado em Sociologia (UFRGS) e Doutorado em Sociologia Política (UFSC). É professor e pesquisador na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Rio Grande do Sul, onde atua nas áreas de Sociologia Política, Sociologia do Desenvolvimento e Sociologia do Trabalho, realizando pesquisas sobre os seguintes temas: Dinâmicas Regionais de Organização do Mercado de Trabalho; Reestruturação Produtiva e Organização do Processo de Trabalho; Classes sociais e Ação Coletiva; Formação de Classe da Burguesia Industrial no Brasil.

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Publicado

2024-02-06

Edição

Seção

Artigos