O comportamento eleitoral de estudantes universitários
uma análise a partir do Modelo Primário de Comportamento Eleitoral.
Resumo
Propõe-se uma análise de como o contexto eleitoral das eleições presidenciais de 2018 no Brasil, caracterizado por intensa polarização política e ideológica, condicionou o comportamento eleitoral de estudantes universitários. Como referência empírica, são considerados os resultados de uma pesquisa que investigou a cultura política de estudantes de graduação da UNISC (Universidade de Santa Cruz do Sul), localizada no Rio Grande do Sul, realizada entre o primeiro e o segundo turnos das eleições de 2018. Como referência teórica, considera-se o Modelo Primário de Comportamento Eleitoral, proposto pelos teóricos norte-americanos do marketing político, Bruce Newman e Jagdish Sheth, que considera sete domínios do comportamento dos eleitores: questões políticas, imaginário social, dimensão emocional, imagem do candidato, eventos atuais, eventos pessoais e questões epistemológicas. Ao final, argumenta-se que os valores que orientaram o comportamento eleitoral dos estudantes apresentaram diferenças entre os eleitores de Jair Bolsonaro e de Fernando Haddad: enquanto os eleitores de Bolsonaro valorizaram mais os “sentimentos emocionais” e os “eventos atuais”, os eleitores de Haddad valorizaram mais o “imaginário social” e as “questões políticas”.
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