Panorama das perspectivas conceituais da aula na atualidade: sobre tensionamentos e entendimentos

Auteurs-es

  • Gilcimar Bermond Ruezzene
  • Kátia Morosov Alonso

Résumé

Este artigo tem como objetivo apresentar uma síntese da pesquisa desenvolvida no ano de 2024 com o título “A aula em perspectivas conceituais: um estado do conhecimento”. Tal investigação teve como finalidade identificar e analisar as perspectivas conceituais de aula com base nas teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no período de 2009 a 2024. A pesquisa foi desenvolvida por meio da metodologia denominada “estado do conhecimento”, visando apresentar panorama da temática em estudo. O corpus foi composto por 18 trabalhos, sendo 10 teses e 8 dissertações, selecionados com base em critérios como título, idioma, ano de publicação e a presença da palavra "aula" nas palavras-chave. A análise dos dados foi realizada mediante fichamento, que identificou autor, título, ano de defesa, orientador, instituição, palavras-chave, metodologia utilizada e autores das referências bibliográficas de cada trabalho. Hoje, a aula é compreendida como uma "matéria em movimento" e considerada o "centro do processo pedagógico" em que os estudantes podem ser guiados a incorporar o conhecimento que lhes sejam pertinentes. Assim, o conceito de aula se apresenta como algo complexo, englobando uma série de outros conceitos que se inter-relacionam, como educação, pedagogia e didática. Identificou-se, também, que as perspectivas conceituais de aula encontradas ao longo dessa investigação sugerem que a aula tem um caráter mais filosófico que pedagógico.

Palavras-chave: Educação, Aula, Didática, Constructos de aula, Aula conceitos e entendimentos.

 

 

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Gilcimar Bermond Ruezzene

    Gilcimar Bermond Ruezzene,

    Doutor em Educação pela Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT e Professor no Centro Universitário de Várzea Grande – UNIVAG

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6185-4726

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/3564349497452027

    Email: ruezzene@hotmail.com

  • Kátia Morosov Alonso

    Kátia Morosov Alonso

    Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP e Professora na Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT

    ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7125-664X

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/3326858103129656

    Email: katia.ufmt@gmail.com

Téléchargements

Publié

2025-03-26

Numéro

Rubrique

Artigos