Panorama das perspectivas conceituais da aula na atualidade: sobre tensionamentos e entendimentos
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar uma síntese da pesquisa desenvolvida no ano de 2024 com o título “A aula em perspectivas conceituais: um estado do conhecimento”. Tal investigação teve como finalidade identificar e analisar as perspectivas conceituais de aula com base nas teses e dissertações disponíveis na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) no período de 2009 a 2024. A pesquisa foi desenvolvida por meio da metodologia denominada “estado do conhecimento”, visando apresentar panorama da temática em estudo. O corpus foi composto por 18 trabalhos, sendo 10 teses e 8 dissertações, selecionados com base em critérios como título, idioma, ano de publicação e a presença da palavra "aula" nas palavras-chave. A análise dos dados foi realizada mediante fichamento, que identificou autor, título, ano de defesa, orientador, instituição, palavras-chave, metodologia utilizada e autores das referências bibliográficas de cada trabalho. Hoje, a aula é compreendida como uma "matéria em movimento" e considerada o "centro do processo pedagógico" em que os estudantes podem ser guiados a incorporar o conhecimento que lhes sejam pertinentes. Assim, o conceito de aula se apresenta como algo complexo, englobando uma série de outros conceitos que se inter-relacionam, como educação, pedagogia e didática. Identificou-se, também, que as perspectivas conceituais de aula encontradas ao longo dessa investigação sugerem que a aula tem um caráter mais filosófico que pedagógico.
Palavras-chave: Educação, Aula, Didática, Constructos de aula, Aula conceitos e entendimentos.
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Copyright (c) 2025 Gilcimar Bermond Ruezzene, Kátia Morosov Alonso

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