Vol. 16 Núm. 31: 2025/01

					Ver Vol. 16 Núm. 31: 2025/01
Publicado: 2025-03-26

Editorial

Artigos

  • Panorama das perspectivas conceituais da aula na atualidade: sobre tensionamentos e entendimentos

    Gilcimar Bermond Ruezzene, Kátia Morosov Alonso
    24 - 48
  • Os contos africanos, o podcast e as reverberações entre crianças e professora

    Maria das Graças Gonçalves, Priscila Marques Mateus da Silva
    49 - 72
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67111
  • As vivências espaciais das crianças como conteúdo programático no livro de geografia

    Daniel Luiz Poio Roberti, João Victor Costa de Oliveira
    73 - 91
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67112
  • As grandes rochas, fogueiras e muitas rodas: o sentido de aular nas ancestralidades africanas

    Jader Janer Moreira Lopes, Angela Monteiro Pereira
    92 - 113
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67113
  • O que pode uma aula como ato ético, estético e político?

    Maristela Barenco Corrêa de Mello
    114 - 132
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67115
  • Práticas de aula - Atos responsáveis em escuta

    Márcia de Souza Menezes Concencio
    133 - 159
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67116
  • Folhas, sabores, saberes e memórias: a aula como acontecimento afrodiaspórico

    Maria das Graças Gonçalves, Ladjane Alves Sousa, Fátima Santana Santos
    160 - 185
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67117
  • Teorias narrativas em educação: narrativas e teorias vividas nas aulas

    Liana Arrais Serodio, Guilherme do Val Toledo Prado
    186 - 201
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67118
  • Entre vermelhos e barricadas: docência e movimento estudantil na escola de belas artes da ufrj em 2024

    Martha Werneck de Vasconcellos
    202 - 226
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67119
  • Aulas antirracistas: mulheres negras sensacionais

    Maria das Graças Gonçalves, Priscila Marques Mateus da Silva, Andrew César Batista Carneiro
    227 - 248
  • Ética horizontal e dialógica da autoria e do ensino da criação em sala de aula. Atos estéticos e políticos para gerar espaços de emancipação social comunitária

    Patricia Medina Melgarejo, José Ignacio Rivas Flores, Miguel Darío Hidalgo Castro, Gary Gari Muriel
    249 - 275
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67121
  • Como a universidade pode voltar a ser uma ideia

    Jan Masschelein, Maarten Simons; Daniel Gaivota
    276 - 296
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67122
  • Redes locais e a viabilização de atividades empoderadoras na natureza: diálogos do design em parceria com a pesquisa (pós) qualitativa e o conceito de amorosidade espacial

    Rita Maria De Souza Couto, Roberta Portas, Marianne Von Lachmann
    297 - 321
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67123
  • Práticas pedagógicas antirracistas na educação escolar quilombola, em rasa e caveira.

    Gessiane Ambrosio Nazario, Juliana Pacheco de Oliveira
    322 - 347
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67124
  • A aula como ato estético, ético e político: explorando possibilidades a partir das contribuições de michel de certeau

    Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Maria Terezinha Bretas Vilarino
    348 - 370
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67125

Ensaios

  • Girar a maçaneta: querela como ato pedagógico no território da sala de aula

    Joaquim Rauber, Ivaine Maria Tonini, Jader Janer Moreira Lopes, Alana Morari Rauber
    374 - 389
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67126
  • Aulas fora da escola: reflexões sobre o turismo pedagógico em programas estaduais do paraná e no projeto de lei nacional

    Elizabete Sayuri Kushano
    390 - 409
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67127
  • A enunciação do drama no encontro com o outro: professor, estudante e instituições de ensino

    Luiz Miguel Pereira
    410 - 424
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67128
  • O que pode a aula? Experiências filosóficas colombianas em narrativa

    Daniel Gaivota, Cristiane Fátima Silveira, Mayara Ramos da Cunha
    425 - 444
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67129
  • A ‘aula’ como ‘acontecimento vivo’ do ofício de ‘ser professor’: sentidos, dimensões, espaços & tempos

    Sheyla Maria Fontenele Macedo, Adriana Rosicléia Ferreira, Elano César Diógenes Tavares, Claudiana Maria da Costa Barros Castro
    445 - 467
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67130
  • La lezione come incontro e come progetto di rapporti “fuori identità”

    Augusto Ponzio
    468 - 479
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67133
  • A aula é um corte críptico

    Daniel Gaivota
    480 - 500
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67132
  • Eventualidades que surgem quando uma escola aceita se perder na ignorância

    Cleber Abreu da Silva
    501 - 518
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67135
  • Concerto e jazz para o ceticismo em sala de aula

    Cesar Kiraly
    519 - 542
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67134
  • Aula: a formação in status nascendi

    Marisol Barenco de Mello
    543 - 563
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67136

Apresentação

Traduções

  • A aula como encontro e como projeto de relações “fora da identidade”

    Marisol Barenco de Mello
    566 - 578
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67137

Número Completo

  • v. 16 n. 31: 2025/01

    Revista Estudos Políticos
    DOI: https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67138