Práticas de aula - Atos responsáveis em escuta

Autores

  • Márcia de Souza Menezes Concencio

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67116

Resumo

Com o texto que ora apresentamos buscamos refletir sobre as práticas de aula em cotejo com Mikhail Bakhtin e Wanderley Geraldi, dialogando ainda com outros autores e autoras a fim de elucidarmos diferentes sentidos que a aula, enquanto posicionamento ideológico, pode se apresentar. Nesse propósito, buscamos exemplificar trazendo dois planos de aula, problematizando-os: o primeiro, gestado à luz de concepções que tratam o ensino basicamente como transmissão de um conhecimento pronto, e orientam as macropolíticas públicas de educação; o segundo, em compreensão respondente à filosofia da linguagem bakhtiniana, sob a qual o ensino se faz com a enunciação, com o dialogismo, que orientam as microrrelações que se dão no cotidiano. Ao concluirmos consideramos que reconhecer os elementos fundamentais para as relações que chamamos aula envolve reconhecer a própria aula como o lugar da enunciação; da escuta do outro como um ser expressivo, falante, do qual não se pode silenciar a voz; da escuta sobre nós mesmas; reconhecer a aula como um ato cultural e que todo ato cultural vive por essência sobre fronteiras; que nossas escolhas demandam autocrítica, reflexão, (re)tomada de posição; reconhecer, por fim, que são os acontecimentos do e no cotidiano da sala de aula que conferem aprendizado, conferem singularidade, dialogismo e autoria tanto para o trabalho da professora, quanto para as atividades das crianças.

Palavras-chave: Aula; Ato responsável; Compreensão respondente; Filosofia da linguagem de Bakhtin e seu Círculo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia de Souza Menezes Concencio

Márcia de Souza Menezes Concencio

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora da SEEDUC-RJ.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-5412-1690

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2648936284798228

Downloads

Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Artigos