Aulas antirracistas: mulheres negras sensacionais

Autores

  • Maria das Graças Gonçalves
  • Priscila Marques Mateus da Silva
  • Andrew César Batista Carneiro

Resumo

Esse trabalho apontará um recorte de pesquisa-ação sobre educação antirracista, enfocando aulas na formação de professores, do Grupo de Pesquisa e Extensão “Negros e Negras em Movimento” (UFF). O objetivo principal do projeto é realizar diálogos interculturais e desenvolver práticas pedagógicas concernentes à história e cultura africana e afro-brasileira em sala de aula, de forma qualitativa e emancipatória. Também se inclui no trabalho o objetivo de colaborar no fortalecimento da consciência negra, visto que a opressão racial produziu apagamento histórico, negação de direitos humanos, e desigualdades sociais que prejudicam os projetos de vida. Entendemos que a constituição subjetiva dos negros e negras é uma construção social, cultural e individual, na sua concretude de sujeitos sociais dotados de corporeidade, memória e desejos ou aspirações humanas. No recorte escolhido - Aulas Antirracistas sobre Mulheres Negras Sensacionais - utilizamos aportes teóricos descolonizadores e experimentação didática, a fim de instrumentalizar futuros/as professore/as para combater o racismo institucional escolar e fortalecer a implementação das DCN´s para a Educação das Relações Étnico-raciais na Educação, e da Lei 10639/2003. As vivências, em sala de aula e em campo, resultaram numa experiência ímpar e significativa, que nos fazem entender que a educação antirracista procura nexos com o chão da luta dos negros, com a luta secular pós abolição, com reconhecimento de sua história, de sua participação na construção da nação, e pela sobrevivência psicológica e física. Tal educação precisa se conectar com a realidade negra, e auxiliar na reeducação da sociedade, esvaziando as ideologias do branqueamento e das hierarquizações culturais.

Palavras-chave: educação antirracista, mulheres negras, práticas pedagógicas, equidade racial

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Gonçalves

Maria das Graças Gonçalves

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e Professora da Universidade Federal Fluminense

ORCID: https://orcid.org/0009-0003-1128-618X

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4817136004929983

E-mail: profgragoncalves@gmail.com

Priscila Marques Mateus da Silva

Priscila Marques Mateus da Silva

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Programa de Pós-Graduação em Educação: Processos Formativos e Desigualdades Sociais)

ORCID: https://orcid.org/0009-0008-4751-1939

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4953493024874817

Andrew César Batista Carneiro

Andrew César Batista Carneiro

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense

ORCID: https://orcid.org/0009-0007-1567-5528

Lattes: https://lattes.cnpq.br/3691743174995471

Downloads

Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Artigos