Ética horizontal e dialógica da autoria e do ensino da criação em sala de aula. Atos estéticos e políticos para gerar espaços de emancipação social comunitária

Autores

  • Patricia Medina Melgarejo
  • José Ignacio Rivas Flores
  • Miguel Darío Hidalgo Castro
  • Gary Gari Muriel

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67121

Resumo

Compreender as condições sociais da tarefa docente e a necessária transformação de sua prática em sala de aula implica construir deslocamentos epistêmicos na ação política, estética e ético-pedagógica dos professores a partir de outras perspectivas que transformam a sala de aula em atos-potência de criação emancipatória do presente. Este trabalho fundamenta-se nos campos das teorias filosóficas, sociais e pedagógicas, argumentando a partir de Bakhtin e da perspectiva da horizontalidade dialógica a construção de articulações com o campo educacional-pedagógico, reconhecendo os próprios professores como autores e construtores. O artigo aborda, em cinco seções, a compreensão da historicidade do dispositivo "sala de aula", a partir do questionamento das condições que impedem a ação docente no contexto escolar no presente. Nas seções seguintes, constrói-se a argumentação de outros caminhos epistêmicos possíveis que reconheçam os processos de autoria, diálogo horizontal e criativo da docência no espaço cronotópico e polifônico da sala de aula, que se baseiam em sua potencialidade como atos éticos e estéticos, considerando o ato político de comunalidade como produto das lutas sociais dos professores na construção de caminhos de emancipação.

Palavras-chave: historicidade-sala de aula, diálogo-horizontal, autoria-ato estético-ético, movimentos sociais docentes, emancipação-professor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Medina Melgarejo

Patricia Medina Melgarejo

Doctora en Antropología, Escuela Nacional de Antropología e Historia; Doctora en Pedagogía, Universidad Nacional Autónoma de México e Docente Titular tiempo completo en la Universidad Pedagogía Nacional - México

ORCID identidad: https://orcid.org/0000-0001-7625-6545

Email: patriciamedinamelgarejo@gmail.com

José Ignacio Rivas Flores

José Ignacio Rivas Flores

Doctor en Ciencias de la Educación, Universidad de Málaga España e Catedrático del departamento de Didáctica y organización Escolar de la Facultad de Ciencias de la Educación de la Universidad de Málaga

ORCID identidad: https://orcid.org/0000-0001-5571-2011

Email: i_rivas@uma.es

Miguel Darío Hidalgo Castro

Miguel Darío Hidalgo Castro

Doctorado en Desarrollo Rural, Universidad Autónoma Metropolitana Unidad Xochimilco e Profesor de la universidad Pedagógica Nacional Unidad 202 Tuxtepec, Oaxaca.

ORCID identidad: https://orcid.org/0000-0002-2519-3123

Email: hdario65@yahoo.com

 

Gary Gari Muriel

Gary Gari Muriel

Candidato a Doctor en Estudios Artísticos, Facultad de Artes, Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá, Colombia e Profesor de Carrera en Planta, Facultad de Ciencias y Educación.

ORCID identidad: https://orcid.org/0009-0002-4379-4317

Email: ggarim@udistrital.edu.co

Downloads

Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Artigos