Como a universidade pode voltar a ser uma ideia

Autores

  • Jan Masschelein
  • Maarten Simons
  • Daniel Gaivota

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67122

Resumo

Partindo da descrição de Latour sobre como o ‘aprender a ser afetado’ depende de dispositivos construídos, realizamos com os estudantes um exercício de mapeamento do campus universitário, que havia sido amplamente abandonado durante a pandemia, e de articulação de suas forças de estudo. O foco esteve em como esses dispositivos configuram ‘coleções’ e ‘coletivos’, incorporando forças que permitem que mundos se tornem comunicativos, carregados de palavras e sentidos. Em nossa contribuição, relatamos também o dispositivo que criamos com os estudantes, detalhando as articulações que emergiram e as maneiras pelas quais a universidade poderia, de fato, se tornar novamente uma ideia. Essa ideia não é uma simples imagem mental ou representação idealista, mas um imperativo questionador que, como indica Isabelle Stengers, força a pensar. Assim, nossos mapeamentos e articulações sobre a ‘vida no campus’ não ofereceram justificativas sobre por que o campus universitário deveria importar. Em vez disso, buscaram ‘intensificar’ a ideia da universidade, conferindo-lhe o poder de transformar nossas relações com as razões que, de outra forma, poderiam nos aconselhar a não levar em conta a matéria, isto é, o campus.

 

Palavras-chave: campus universitário, infraestrutura educacional, estudo coletivo, formas pedagógicas, limitações digitais.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jan Masschelein

    Jan Masschelein

    Doutor em Ciências da Educação pela Katholiek Universiteit Leuven e Professor na Katholiek Universiteit Leuven

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2850-1571

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2246057957441336

    Email: jan.masschelein@kuleuven.be

  • Maarten Simons

    Maarten Simons

    Doutor em Ciências da Educação pela Katholiek Universiteit Leuven e Professor na Katholiek Universiteit Leuven

    ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4694-0586

    Email: maarten.simons@kuleuven.be

  • Daniel Gaivota

    Daniel Gaivota 

    Doutor em Educação pela UERJ e Professor na Università degli Studi di Padova

    ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7900-1732

    Lattes: http://lattes.cnpq.br/2343951752602782

    Email: danielgaivota@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Artigos