Como a universidade pode voltar a ser uma ideia

Autores

  • Jan Masschelein
  • Maarten Simons
  • Daniel Gaivota

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67122

Resumo

Partindo da descrição de Latour sobre como o ‘aprender a ser afetado’ depende de dispositivos construídos, realizamos com os estudantes um exercício de mapeamento do campus universitário, que havia sido amplamente abandonado durante a pandemia, e de articulação de suas forças de estudo. O foco esteve em como esses dispositivos configuram ‘coleções’ e ‘coletivos’, incorporando forças que permitem que mundos se tornem comunicativos, carregados de palavras e sentidos. Em nossa contribuição, relatamos também o dispositivo que criamos com os estudantes, detalhando as articulações que emergiram e as maneiras pelas quais a universidade poderia, de fato, se tornar novamente uma ideia. Essa ideia não é uma simples imagem mental ou representação idealista, mas um imperativo questionador que, como indica Isabelle Stengers, força a pensar. Assim, nossos mapeamentos e articulações sobre a ‘vida no campus’ não ofereceram justificativas sobre por que o campus universitário deveria importar. Em vez disso, buscaram ‘intensificar’ a ideia da universidade, conferindo-lhe o poder de transformar nossas relações com as razões que, de outra forma, poderiam nos aconselhar a não levar em conta a matéria, isto é, o campus.

 

Palavras-chave: campus universitário, infraestrutura educacional, estudo coletivo, formas pedagógicas, limitações digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jan Masschelein

Jan Masschelein

Doutor em Ciências da Educação pela Katholiek Universiteit Leuven e Professor na Katholiek Universiteit Leuven

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2850-1571

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2246057957441336

Email: jan.masschelein@kuleuven.be

Maarten Simons

Maarten Simons

Doutor em Ciências da Educação pela Katholiek Universiteit Leuven e Professor na Katholiek Universiteit Leuven

ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4694-0586

Email: maarten.simons@kuleuven.be

Daniel Gaivota

Daniel Gaivota 

Doutor em Educação pela UERJ e Professor na Università degli Studi di Padova

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7900-1732

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2343951752602782

Email: danielgaivota@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Artigos