Redes locais e a viabilização de atividades empoderadoras na natureza: diálogos do design em parceria com a pesquisa (pós) qualitativa e o conceito de amorosidade espacial

Autores

  • Rita Maria De Souza Couto
  • Roberta Portas
  • Marianne Von Lachmann

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67123

Resumo

Este artigo busca apresentar dois eixos da pesquisa de doutorado “Redes de parcerias e a viabilização de atividades empoderadoras na natureza com crianças da rede pública municipal de Petrópolis”, continuação da dissertação de mestrado, em desenvolvimento no âmbito do PPGDesign da PUC-Rio. O primeiro refere-se à atuação de redes de parcerias na educação ambiental, e a natureza como sala de aula. O segundo, à formação de laços afetivos com o espaço, que transformam espaço em lugar, são a origem da memória humana, e o conceito de amorosidade espacial (Lopes 2022). Em diálogo com a metodologia do Design em Parceria da PUC-Rio, orientadora dos trabalhos de campo, e achados da pesquisa (pós) qualitativa, constituem a estrutura da tese e grande parte de sua relevância. A existência desses dois eixos é fator de viabilização de atividades na natureza com crianças, como verificado nas atividades de campo realizadas ao longo dos anos letivos de 2022 e 2023, fenômeno central da pesquisa desde o mestrado. Ao serem compartilhados com redes de parcerias locais, de base comunitária, os registros das atividades das crianças na natureza serviram para encantar mais pessoas para a causa da conservação, como aromas que evocam a unidade formada pela sociedade-natureza-pessoa, conforme compreendido por Lopes (2020, 249), ao levarem em consideração as pessoas em suas singularidades. Foi possível verificar, ao longo das vivências realizadas, elemento de primeiríssima importância, fator viabilizador de atividades na natureza: a amorosidade espacial para com o outro.

Palavras-chave: educação ambiental, sustentabilidade, Design em Parceria, polifonia, atividades lúdicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Maria De Souza Couto

Rita Maria De Souza Couto

Doutora em Educação; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7705-5304

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5874218092323774

Roberta Portas

Roberta Portas

Doutora em Design; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3107-9108

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4412059982163936

Marianne Von Lachmann

Marianne Von Lachmann

Mestre em Design; Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio.

ORCID: https://orcid.org/0009-0003-2796-1469

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5525081834358696

Downloads

Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Artigos