Práticas pedagógicas antirracistas na educação escolar quilombola, em rasa e caveira.

Autores

  • Gessiane Ambrosio Nazario
  • Juliana Pacheco de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67124

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de refletir sobre as práticas de ensino e aprendizagem desenvolvidas em duas escolas de diferentes comunidades quilombolas da Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. Estas comunidades foram formadas no período pós-abolição e com eventos históricos em comum. Nesse sentido, o uso da memória dos mais velhos apresenta-se como uma ferramenta fundamental para a construção de uma Educação Escolar Quilombola e Antirracista, tornando a aprendizagem mais significativa através da valorização dos saberes locais, das biografias dos anciãos em sala de aula e da luta por direitos, tão importante para o empoderamento dos e das estudantes. Nesta perspectiva, a escola aparece como um espaço formativo de cidadania e de (re) conhecimento identitário para os quilombolas do Quilombo da Rasa, em Armação dos Búzios, e da Caveira, em São Pedro da Aldeia. Para análise das duas práticas escolares, tomaremos por base a metodologia da história oral para guiar as reflexões sobre as trajetórias dos mais velhos nas respectivas comunidades e suas memórias, que são o norte para refletir sobre a história social da região e as lutas por direitos. Também utilizamos a metodologia da observação participante durante a nossa prática de ensino. As estratégias para as práticas pedagógicas na Educação Escolar Quilombola devem ser construídas a partir de cada comunidade, um princípio básico das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola e um complexo desafio.

Palavras-Chave: Quilombos, Educação Escolar Quilombola, Políticas Públicas, Educação Antirracista, Memória.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gessiane Ambrosio Nazario

Gessiane Ambrosio Nazario

Pós-doutora em História Comparada – UFRJ e Professora das séries iniciais do Ensino Fundamental 1 na Rede Municipal, em Armação dos Búzios. Co-fundadora e membra da Coordenação do Coletivo de Educação da Conaq. Coordenadora da Área Científica “Quilombos, territorialidades e saberes emancipatórios da Abpn” (2022-2024)

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5472-8107

Lattes:  https://lattes.cnpq.br/9026694135300954

E-mail: gessiane.ambrosio@gmail.com

Juliana Pacheco de Oliveira

Juliana Pacheco de Oliveira

Mestra em Ensino de História - Universidade Federal Fluminense e Coordenadora de Educação Escolar Quilombola e Antirracista - Semed SPA e Dinamizadora do Programa de Ensino de História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e Indígena - Seme Cabo Frio.

ORCID: https://orcid.org/0009-0005-3444-8086

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6087715180675368

Email: juhistoria2004@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Artigos