A aula como ato estético, ético e político: explorando possibilidades a partir das contribuições de michel de certeau

Autores

  • Maria Celeste Reis Fernandes de Souza
  • Maria Terezinha Bretas Vilarino

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67125

Resumo

O artigo tem como objetivo refletir sobre as contribuições de Michel de Certeau para a constituição da aula como ato ético, estético e político, e para tal, adota como referências teóricas escritos produzidos pelo autor e por seu grupo de pesquisa, em diálogo com outros pensadores do campo da educação, da história e outras áreas de conhecimento.  A metodologia utilizada é uma análise qualitativa de uma experiência de ensino em um curso de pós-graduação stricto sensu, interdisciplinar, da qual participaram 21 estudantes com formação em diferentes áreas do conhecimento (Arquitetura, Administração, Ciência da Computação, Direito, Enfermagem, História, Medicina, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social). Subsidiam a análise os textos elaborados individualmente e em grupo por esses/as estudantes, que realizaram caminhadas pela cidade adotando a metodologia andante e/ou fizeram observações de práticas cotidianas, inspiradas nas contribuições de Certeau e colaboradores. Explora-se, na análise, dois eixos de discussão: as memórias e os diálogos entre escola e território. Os resultados apontam potencialidades da aula a partir das memórias como referências identitárias e territoriais e da aula como abertura para outros territórios. A aula torna-se, nesse sentido, instigadora de leituras e análises sobre a cidade em diferentes perspectivas: ambientais, arquitetônicas, culturais, éticas, estéticas e políticas.

Palavras-chave: Aula, Práticas cotidianas, Memória, Metodologia Andante, Território, Interdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Celeste Reis Fernandes de Souza

Maria Celeste Reis Fernandes de Souza

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora na Universidade Vale do Rio Doce (Univale), Bolsista Produtividade Fapemig/CNPq.

ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-6955-5854

Lattes: https://lattes.cnpq.br/2703384157059932

Maria Terezinha Bretas Vilarino

Maria Terezinha Bretas Vilarino

Doutora em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e professora na Universidade Vale do Rio Doce (Univale).

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2093-5159

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3726945999922150

Downloads

Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Artigos