Aulas fora da escola: reflexões sobre o turismo pedagógico em programas estaduais do paraná e no projeto de lei nacional
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67127Resumo
As raízes históricas do turismo pedagógico tem relação com o grand tour, período que os jovens aristocratas realizavam as viagens com o propósito cultural. Na contemporaneidade, o turismo pedagógico está presente no cotidiano escolar, sobretudo das escolas particulares de ensino. Assim, espera-se que leis, programas e projetos de políticas públicas suprimam essa realidade, possibilitando aos estudantes das escolas públicas que possam participar das aulas passeio e estudos do meio. O presente manuscrito teve como objetivo geral refletir sobre a importância do turismo pedagógico (turismo educacional ou turismo educativo), como uma possibilidade de realizar aulas memoráveis junto aos estudantes. Além disso, discutiu a importância das aulas fora da escola serem acessadas por crianças e adolescentes de todas as classes sociais. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, descreveu-se três programas estaduais do Paraná e um projeto de lei em nível nacional acerca do tema, para analisar os aspectos de inclusão social dos mesmos. Os resultados apontaram que ainda há um caminho a ser percorrido para que efetivamente se tenha um turismo pedagógico oportunizado para todos, em especial, a todas as crianças e adolescentes de escolas públicas.
Palavras-chave: Educação; aulas-passeio; estudo do Meio; turismo educativo; turismo para crianças.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Elizabete Sayuri Kushano

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com