Aulas fora da escola: reflexões sobre o turismo pedagógico em programas estaduais do paraná e no projeto de lei nacional

Autores

  • Elizabete Sayuri Kushano

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67127

Resumo

As raízes históricas do turismo pedagógico tem relação com o grand tour, período que os jovens aristocratas realizavam as viagens com o propósito cultural. Na contemporaneidade, o turismo pedagógico está presente no cotidiano escolar, sobretudo das escolas particulares de ensino. Assim, espera-se que leis, programas e projetos de políticas públicas suprimam essa realidade, possibilitando aos estudantes das escolas públicas que possam participar das aulas passeio e estudos do meio. O presente manuscrito teve como objetivo geral refletir sobre a importância do turismo pedagógico (turismo educacional ou turismo educativo), como uma possibilidade de realizar aulas memoráveis junto aos estudantes. Além disso, discutiu a importância das aulas fora da escola serem acessadas por crianças e adolescentes de todas as classes sociais. Foram realizadas pesquisas bibliográfica e documental, descreveu-se três programas estaduais do Paraná e um projeto de lei em nível nacional acerca do tema, para analisar os aspectos de inclusão social dos mesmos. Os resultados apontaram que ainda há um caminho a ser percorrido para que efetivamente se tenha um turismo pedagógico oportunizado para todos, em especial, a todas as crianças e adolescentes de escolas públicas.

Palavras-chave: Educação; aulas-passeio; estudo do Meio; turismo educativo; turismo para crianças.

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Biografia do Autor

Elizabete Sayuri Kushano

Elizabete Sayuri Kushano

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduada em Turismo (UFPR). Pesquisadora em estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente da UFPR Setor Litoral.

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3076-3514

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0012178721094020

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Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Ensaios