A enunciação do drama no encontro com o outro: professor, estudante e instituições de ensino
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67128Resumo
Esta escrita foi inspirada a partir das trajetórias tanto de estar estudante quanto de estar professor. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar vivências e reflexões esboçadas nos espaços das instituições escolares, tomando como referências a escola básica e o ensino universitário. Assim, para um melhor desenvolvimento deste estudo, a adoção do método de uma escrita autobiográfica estabeleceu uma relação explícita com o conceito de drama, considerando a perspectiva estética, com ênfase no teatro, como também na unidade vida e drama, que se retroalimentam a partir, sobretudo, da convivência com as diferentes abordagens culturais, políticas, estéticas, entendida, aqui, como outra unidade, ou seja, como vida e arte. Em face disso, podemos ponderar não apenas uma perspectiva crítica, como também o comprometimento com a educação em seus múltiplos espaços, sugerindo o exercício da democracia e do compromisso responsável pelos processos de ensino, aprendizagem, pesquisa e de extensão. Foi preciso, portanto, assumir a dimensão humanista e reinventar-se a partir dos encontros, entendendo que o drama estará presente, independentemente de qualquer situação, provocando sempre a possibilidade do conflito interno ou externo na relação com o outro.
Palavras-chave: drama; democracia; autobiografia; aula; professor; vivência.
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