A enunciação do drama no encontro com o outro: professor, estudante e instituições de ensino

Autores

  • Luiz Miguel Pereira

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67128

Resumo

Esta escrita foi inspirada a partir das trajetórias tanto de estar estudante quanto de estar professor. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é apresentar vivências e reflexões esboçadas nos espaços das instituições escolares, tomando como referências a escola básica e o ensino universitário. Assim, para um melhor desenvolvimento deste estudo, a adoção do método de uma escrita autobiográfica estabeleceu uma relação explícita com o conceito de drama, considerando a perspectiva estética, com ênfase no teatro, como também na unidade vida e drama, que se retroalimentam a partir, sobretudo, da convivência com as diferentes abordagens culturais, políticas, estéticas, entendida, aqui, como outra unidade, ou seja, como vida e arte. Em face disso, podemos ponderar não apenas uma perspectiva crítica, como também o comprometimento com a educação em seus múltiplos espaços, sugerindo o exercício da democracia e do compromisso responsável pelos processos de ensino, aprendizagem, pesquisa e de extensão. Foi preciso, portanto, assumir a dimensão humanista e reinventar-se a partir dos encontros, entendendo que o drama estará presente, independentemente de qualquer situação, provocando sempre a possibilidade do conflito interno ou externo na relação com o outro.

Palavras-chave: drama; democracia; autobiografia; aula; professor; vivência.

 

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Biografia do Autor

Luiz Miguel Pereira

Luiz Miguel Pereira

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense UFF, pesquisador de pós-doutorado no PPG da Universidade Federal Fluminense UFF.

ORCID: http://lattes.cnpq.br/6320412521059864

Lattes: https://orcid.org/0000-0001-6666-1627

Email: luizmiguelp@gmail.com

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Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Ensaios