O que pode a aula? Experiências filosóficas colombianas em narrativa

Autores

  • Daniel Gaivota
  • Cristiane Fátima Silveira
  • Mayara Ramos da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67129

Resumo

O presente artigo busca repensar e questionar acerca do conceito de “aula”, suas (des)potências, seus (des)lugares, suas implicações e formas de existir. O que é uma aula? O que ela pode ser? O que faz com que uma aula seja uma aula? Estes e muitos outros questionamentos são levantados, a partir de reflexões oriundas de uma experiência vivida em uma escola pública localizada na zona rural do pequeno município de Toca (Boyacá, Colômbia). Tal vivência de “aula” deslocou os autores, não só em espaços, mas também em tempos e dimensões. Khrónos e aión estiveram conosco em viagem, pensando experiências temporais múltiplas. Pensar a essência da “escola” e da “aula” junto à etimologia grega das palavras, tendo a primeira a correspondência ao sentido de tempo livre e espaço público, e a segunda a ideia de um espaço ao ar livre, foram algumas das questões pensadas à luz das teorias de autores como Kohan (2003, 2004, 2020), Rancière (2002), Freire (2015) e Barros (2003, 2015), dentre outros. Em uma escrita questionadora, buscamos pensar o conceito de “aula” em uma educação filosófica, na tentativa de encontrar “boniteza” e "quintais", em diferentes modos de fazer escola.

Palavras-chave: aula, experiência, skholé, deslocamento, quintal.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Gaivota

Daniel Gaivota

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Professor na Università degli Studi di Padova (UniPd)

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-7900-1732

Lattes: https://lattes.cnpq.br/2343951752602782

Cristiane Fátima Silveira

Cristiane Fátima Silveira

Doutoranda em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Professora das redes municipais de educação de São João del-Rei e Prados/MG

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6349-2848

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7713929847475436

Mayara Ramos da Cunha

Mayara Ramos da Cunha

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Pesquisadora do Núcleo de Estudos de Filosofias e Infâncias (NEFI/UERJ)

ORCID: https://orcid.org/0009-0002-3119-148X

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5883921771546590

Downloads

Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Ensaios