A ‘aula’ como ‘acontecimento vivo’ do ofício de ‘ser professor’: sentidos, dimensões, espaços & tempos

Autores

  • Sheyla Maria Fontenele Macedo
  • Adriana Rosicléia Ferreira
  • Elano César Diógenes Tavares
  • Claudiana Maria da Costa Barros Castro

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67130

Resumo

Aula e ofício de professor, domínios que interagem e se lançam como faces da profissão docente. A aula é um encontro de saberes e fazeres, o acontecer singular e formativo da prática docente. A aula é o espaço primordial do fazer pedagógico, o lugar de vivência, experimentação, mediação e validação de conhecimentos. A intenção é a de explorar esses laços e enlaces, identificar as fronteiras, interseções, papéis e funções que se imbricam e mesclam o professor à aula e a aula ao professor. O objetivo geral é, portanto, o de compreender a aula como um acontecimento vivo e essencial ao ofício de ‘ser professor’, explorando seus sentidos, espaços, tempos e dimensões para a edificação da profissão docente. A pesquisa é qualitativa, assente na revisão de literatura. O texto foi estruturado em duas seções complementares, em que na primeira desenvolve-se a perspectiva do ofício de professor, e as argumentações que sustentam a aula como um ‘acontecimento vivo e formativo’. Na segunda parte, a aula é revelada como um evento inerente ao ofício docente, que se incrementa em certos espaços, tempos e dimensões (ética, estética e política). Como resultado, apresenta subsídios teóricos-reflexivos, que possibilitam rebuscar as percepções acerca do conceito e compreensão sobre a aula, de modo que se identifique sua hierarquia como prática docente inquestionável para uma aprendizagem significativa. 

Palavras-chave: Aula, ofício docente, ser professor, prática pedagógica, aprendizagem significativa.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheyla Maria Fontenele Macedo

Sheyla Maria Fontenele Macedo

Doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEL/UL), Portugal e Professora do Departamento de Educação e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN)

ORCID: https://orcid.org/0000-0002-7973-4773

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2831818752802928

Email: sheylafontenele@uern.br

Adriana Rosicléia Ferreira

Adriana Rosicléia Ferreira

Mestranda em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN e Professora da Educação Básica (Município de Doutor Severiano/ RN);

ORCID: https://orcid.org/0009-0001-7732-2054

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6712312378475954

Email: adriana.rcastro85@gmail.com

Elano César Diógenes Tavares

Elano César Diógenes Tavares

Especialista em Gestão Escolar Integrada e Práticas Pedagógicas pela Universidade Candido Mendes – UCAM e Professor da Educação Básica (Município de Iracema/CE); Mestrando em Ensino pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

ORCID: https://orcid.org/0009-0007-7601-6948

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2207026481528098

Email: elano20231003462@alu.uern.br

Claudiana Maria da Costa Barros Castro

Claudiana Maria da Costa Barros Castro

Especialista em Mídia e Educação (UERN e Coordenadora Pedagógica (Município do Encanto/RN).

ORCID: http://orcid.org/0009-0002-2982-3150

Lattes: https://lattes.cnpq.br/9021952682363699

Email: claudianacosta@alu.uern.br

Downloads

Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Ensaios