A ‘aula’ como ‘acontecimento vivo’ do ofício de ‘ser professor’: sentidos, dimensões, espaços & tempos
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67130Resumo
Aula e ofício de professor, domínios que interagem e se lançam como faces da profissão docente. A aula é um encontro de saberes e fazeres, o acontecer singular e formativo da prática docente. A aula é o espaço primordial do fazer pedagógico, o lugar de vivência, experimentação, mediação e validação de conhecimentos. A intenção é a de explorar esses laços e enlaces, identificar as fronteiras, interseções, papéis e funções que se imbricam e mesclam o professor à aula e a aula ao professor. O objetivo geral é, portanto, o de compreender a aula como um acontecimento vivo e essencial ao ofício de ‘ser professor’, explorando seus sentidos, espaços, tempos e dimensões para a edificação da profissão docente. A pesquisa é qualitativa, assente na revisão de literatura. O texto foi estruturado em duas seções complementares, em que na primeira desenvolve-se a perspectiva do ofício de professor, e as argumentações que sustentam a aula como um ‘acontecimento vivo e formativo’. Na segunda parte, a aula é revelada como um evento inerente ao ofício docente, que se incrementa em certos espaços, tempos e dimensões (ética, estética e política). Como resultado, apresenta subsídios teóricos-reflexivos, que possibilitam rebuscar as percepções acerca do conceito e compreensão sobre a aula, de modo que se identifique sua hierarquia como prática docente inquestionável para uma aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Aula, ofício docente, ser professor, prática pedagógica, aprendizagem significativa.
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Copyright (c) 2025 Sheyla Maria Fontenele Macedo, Adriana Rosicléia Ferreira, Elano César Diógenes Tavares, Claudiana Maria da Costa Barros Castro

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