Concerto e jazz para o ceticismo em sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67134Resumo
Se é claro que o ceticismo, em âmbito moderno, é veiculado, enquanto escrita, pelo gesto do ensaio, por outro lado, não é evidente o modo como se o vivencia em uma sala de aula. Neste ensaio são apresentadas duas alternativas a atitude professoral na comunicação em ambiente acadêmico. A analogia é com o uso da partitura, como em um concerto, no qual o cético lê um texto preparado, e a lida com um tema aberto, como na improvisação jazzística.
Palavras-Chave: Ceticismo, Ensaio, Concerto, Jazz
If it is clear that skepticism, in the modern scope, is conveyed in writing through the gesture of the essay, on the other hand, it is not evident how one experiences it in a classroom setting. This essay presents two alternatives to the professorial attitude in academic communication. The analogy is with the use of a musical score, as in a concert, where the skeptic reads a prepared text, and the handling of an open theme, as in jazz improvisation.
Key-Words: Skepticism, Essay, Concert, Jazz
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cesar Kiraly

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com