Eventualidades que surgem quando uma escola aceita se perder na ignorância

Autores

  • Cleber Abreu da Silva

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67135

Resumo

Este artigo tem o interesse em se perder pela seguinte questão: Quais aulas surgem com a escola quando a fronteira que a separa da vida é quebrada por acontecimentos históricos e eventualidades geográficas? A inspiração ocorre com autores diversos que propõem fluxos de pensamentos em composição (Deleuze e Guattari 2011) com a filosofia da Diferença, se destacando a proposta de uma outra ignorância (Rancière 2019) como uma possibilitadora de aberturas que compõem forças que permitem aproximações heterotópicas (Foucault 2013) com o espaço geográfico. O procedimento de pesquisa recorrido é o da cartografia, por isso nesse acontecimento eventual, ideia proposta por Massey (2013), o não humano se alia aos personagens humanos, colaborando para que as afecções surjam de encontros ocorridos com a escola, sempre desejando extrapolar seus muros, fraturando as fronteiras e trazendo as zonas de indeterminação. O rastreamento de pistas do que pode uma escola que se encontra com atravessamentos menores nos levou aos (des)entendimentos, o maior alcance deste trabalho.                                                                                              

Palavras-chave: Escola; Ignorância; Não humano; Acontecimento; Lugar escolar.  

  

 

 

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Biografia do Autor

Cleber Abreu da Silva

Cleber Abreu da Silva

Doutor em Educação pela UFRJ e Professor da SME - Juiz de Fora-MG

ORCID: (https://orcid.org/0000-0001-6162-1888)

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8321228581568801

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Publicado

2025-03-26

Edição

Seção

Ensaios