O mais inquietante de todos os hóspedes: como o diagnóstico nietzschiano do niilismo nos ajuda a combater a força reativa do fascismo

Authors

  • Pedro Duarte Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Ronaldo Pelli Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.22409/rep.v14i28.60841

Abstract

The relationship between nihilism and fascism has been explored, directly and indirectly, by historians, politologists and philosophers, among others, in academic literature. Rarely however has this association given more focus to nihilism, especially to how this notion is understood by the philosopher Friedrich Nietzsche, one of the names most associated with the theme. In this sense, this article proposes a reading of Nietzsche's contribution to confronting fascism, based on the ways in which the German thinker interpreted nihilism, be it negative nihilism, reactive nihilism or passive nihilism. In order to do so, he will use mainly the fragment known as Lenzerheide, seen as a privileged text to understand the theme, and the type of systematisation of the Nietzschean intellectual production made by the French thinker Gilles Deleuze, who, besides creating the categories of nihilism employed here, also, together with the psychoanalyst Félix Guattari, his fellow countryman, stated that "[t]here is in fascism a realized nihilism" – a phrase that is used as a paradigm of this present text.

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Author Biographies

  • Pedro Duarte, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

    Professor-Doutor da PUC-Rio, onde atua nos Programas de Pós-graduação de Filosofia e de História, na Graduação de Filosofia e nas Especializações em Arte e Filosofia (Filosofia) e em Escritas Performáticas (Letras). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq e Pesquisador do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj. Ocupou, no Pós-doutorado, a Cátedra Fulbright de Estudos Brasileiros na Universidade Emory (EUA, 2020). Foi Professor Visitante na Universidade Södertörns (Suécia, 2012) e Pesquisador Visitante na Universidade Brown (EUA, 2004/2006). É autor dos livros "O ensaio como narrativa" (Oca, 2021 - Portugal); "A pandemia e o exílio do mundo" (Bazar do Tempo, 2020); "Tropicália" (Cobogó, 2018); "A palavra modernista: vanguarda e manifesto" (Casa da Palavra, 2014); e "Estio do tempo: Romantismo e estética moderna" (Zahar, 2011). Organizou o livro "Objeto não identificado: Caetano Veloso - 80 anos" (Bazar do Tempo, 2022). Tradutor dos livros "Pensar sem corrimão" e "Liberdade para ser livre", de Hannah Arendt (Bazar do Tempo, 2021 e 2018). Co-autor, roteirista e curador da série de TV "Alegorias do Brasil", junto com o diretor Murilo Salles (Canal Curta!, 2018). Curador, junto com a escritora Tatiana Salem Levy, da Seção "Arte, Autonomia e Política" da Revista Pessoa (https://www.revistapessoa.com). Editor da revista "O que nos faz pensar", do Departamento de Filosofia da PUC-Rio. Líder do Grupo de Pesquisa no CNPq sobre "Arte, Autonomia e Política", do qual é Coordenador no Programa Institucional de Internacionalização da Capes (PRINT), incluindo aí parceria institucional entre a PUC-Rio e a Universidade nova de Lisboa. Ex-Coordenador e atual membro do Grupo de Trabalho em Estética da ANPOF. Membro da Sociedade Portuguesa de Filosofia (SPF), da Brazilian Studies Association (BRASA) e da Associação Brasileira de Estética (ABRE). Ênfase de pesquisa em Estética, Filosofia Contemporânea, Cultura Brasileira e História da Filosofia.

  • Ronaldo Pelli, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

    Doutorando em filosofia contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com bolsa Faperj nota 10. Possui Mestrado em filosofia contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016), graduação em Relações Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003), em Jornalismo - Faculdades Integradas Hélio Alonso (2006) e pós-graduação em Arte e Filosofia pela PUC-Rio (2010), além de ter feito cursos livres sobre literatura, arte, estética e filosofia nas Universidades de Oxford e de Londres (2012). Tem experiência trabalhando como jornalista e como roteirista para audiovisual.

Published

2024-02-06

Issue

Section

Artigos