De uma tragédia anunciada à retomada da esperança
DOI :
https://doi.org/10.22409/rep.v16i32.67260Résumé
O Brasil começa um novo período de sua história recente. Deixa o obscurantismo para vislumbrar uma saída em direção à luz. A democracia foi atacada, a ciência desprezada, o fundamentalismo religioso tentou banir o oponente, o diferente. O terceiro governo Lula recebeu uma herança maldita, terra arrasada resultante de ações governamentais que contribuíram para o retrocesso econômico, social e político. Na Saúde, o desastre do negacionismo institucional; na Educação o retrocesso com registro de corrupção generaliza e no Meio Ambiente ações para destruir a floresta, desmantelar órgãos de proteção ambiental e indulgência com mineradores, traficantes, milicianos e madeireiros ilegais. Nas Relações exteriores um ministro que transforma o Brasil em pária no mundo. A vitória de Lula em 2022 registrou o começo de uma nova era, a volta da civilidade. Ignorância e obscurantismo vêm sendo combatidos apesar da intransigência de grupos autoritários e golpistas remanescentes. O tempo é de combate à impunidade, superação e reconstrução.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Antonio C Ribeiro Tupinamba 2025

Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Para submeter um manuscrito, os autores devem realizar o cadastro na plataforma, fornecer os dados solicitados e seguir as orientações recomendadas. Para tanto, será necessário apresentar o número da identidade de pesquisador. Para obtê-lo, é necessário realizar o cadastro na plataforma Open Researcher and Contributor ID (ORCID).
Ao submeter um manuscrito, os autores declaram sua propriedade intelectual sobre o texto e se comprometem com todas as práticas legais relativas à autoria. A submissão implica, ainda, na autorização plena, irrevogável e gratuita de sua publicação na REP, a qual se responsabiliza pela menção da autoria.
A REP tem acesso aberto e não cobra pelo acesso aos artigos.
Orientando-se pelo princípio de que tornar público e disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico contribui para a democratização mundial do conhecimento, a REP adota a política de acesso livre e imediato ao seu conteúdo.
No mesmo sentido, a REP utiliza a licença CC-BY, Creative Commons, a qual autoriza que terceiros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho, inclusive para fins comerciais, desde que se reconheça e torne público o crédito da criação original.
Para mais informações, contatar a editora através do e-mail revistaestudospoliticos@gmail.com