POÉTICAS DOS DESCAMINHOS NA FORMAÇÃO. SCHOOL OF LIFE... SCHOOL IN LIFE... POETICS OF PITFALLS IN EDUCATION.
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39234Palavras-chave:
Candido Portinari, Arte, Educação, Multiculturalismo, Inclusão,Resumo
O artigo traz percursos de dois artistas que, tendo em comum a potência da formação informal e marcas das problemáticas da vida como esteio, têm diferenciações que resultam em destinos antagônicos, ainda que congruentes. Apresentando aspectos da formação do artista Candido Portinari e da vivência do artista e morador de rua Antônio Rufino, são desenhados movimentos ambivalentes da vida nos quais a possibilidade da construção do sonho como potência quase teimosa, é capaz de construir superações e realizar aprendizagens. Por meio de plurais percursos, a formação é expressa como experiência ampliadora de óticas, tecedora de convívios amorosos e potencializadora de pronunciamentos que se dão como práticas democráticas reafirmadoras do fazer,enquanto ato de congregar saberes, emoções e afetos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Isabel Noemi Campos Reis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).