POÉTICAS DOS DESCAMINHOS NA FORMAÇÃO. SCHOOL OF LIFE... SCHOOL IN LIFE... POETICS OF PITFALLS IN EDUCATION.
DOI :
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39234Mots-clés :
Candido Portinari, Arte, Educação, Multiculturalismo, Inclusão,Résumé
O artigo traz percursos de dois artistas que, tendo em comum a potência da formação informal e marcas das problemáticas da vida como esteio, têm diferenciações que resultam em destinos antagônicos, ainda que congruentes. Apresentando aspectos da formação do artista Candido Portinari e da vivência do artista e morador de rua Antônio Rufino, são desenhados movimentos ambivalentes da vida nos quais a possibilidade da construção do sonho como potência quase teimosa, é capaz de construir superações e realizar aprendizagens. Por meio de plurais percursos, a formação é expressa como experiência ampliadora de óticas, tecedora de convívios amorosos e potencializadora de pronunciamentos que se dão como práticas democráticas reafirmadoras do fazer,enquanto ato de congregar saberes, emoções e afetos.
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(c) Tous droits réservés Isabel Noemi Campos Reis 2017
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