POÉTICAS DOS DESCAMINHOS NA FORMAÇÃO. SCHOOL OF LIFE... SCHOOL IN LIFE... POETICS OF PITFALLS IN EDUCATION.

Autores

  • Isabel Noemi Campos Reis

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39234

Palavras-chave:

Candido Portinari, Arte, Educação, Multiculturalismo, Inclusão,

Resumo

O artigo traz percursos de dois artistas que, tendo em comum a potência da formação informal e marcas das problemáticas da vida como esteio, têm diferenciações que resultam em destinos antagônicos, ainda que congruentes. Apresentando aspectos da formação do artista Candido Portinari e da vivência do artista e morador de rua Antônio Rufino, são desenhados movimentos ambivalentes da vida nos quais a possibilidade da construção do sonho como potência quase teimosa, é capaz de construir superações e realizar aprendizagens. Por meio de plurais percursos, a formação é expressa como experiência ampliadora de óticas, tecedora de convívios amorosos e potencializadora de pronunciamentos que se dão como práticas democráticas reafirmadoras do fazer,enquanto ato de congregar saberes, emoções e afetos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-12-13

Como Citar

Noemi Campos Reis, I. (2017). POÉTICAS DOS DESCAMINHOS NA FORMAÇÃO. SCHOOL OF LIFE. SCHOOL IN LIFE. POETICS OF PITFALLS IN EDUCATION. RevistAleph, (29). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i29.39234