PAISAGEM CONCEITUAL: CONSTRUÇÃO TEÓRICA E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Autores

  • Luiz Antonio Botelho Andrade Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39313

Palavras-chave:

Conceito, Paisagem conceitual, Experiência, Conhecimento

Resumo

Categorizamos os diferentes significados expressos para o termo conceito em alguns dicionários e, a partir de uma síntese, construímos uma formulação original para o conceito de conceito, denominado aqui, metaforicamente, de paisagem conceitual. No contexto desta reflexão epistemológica, postulamos que as paisagens conceituais se sobrepõem aos conceitos semânticos, exclusivos, hipotéticos, operacionais e heurísticos e que, ao permitir ao observador um duplo olhar, para o passado e para o futuro, elas podem se tornar um bom guia cartográfico para deslocamentos teóricos, projetos de pesquisa e de ensino e, assim, contribuir para a atividade docente e a socialização do conhecimento

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Antonio Botelho Andrade, Universidade Federal Fluminense

Biólogo, Doutor em Imunologia pelo Instituto Pasteur, Professor Associado III do Departamento de Imunobiologia da UFF, membro do Programa de Pós-graduação em Diversidade e Inclusão da UFF, membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPE). Tem experiência no ensino de ciências, educação inclusiva, epistemologia, produção de filme educativo e divulgação cientifica. E-mail: labauff@yahoo.com.br.

Referências

ABBAGNAMO, N. Dicionário de filosofia. 5ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

ALVARENGA, G. F. P.; ANDRADE, L. A. B.; SILVA, E. P. Da visão cega: história, ficção e epistemologia. RevistAleph 11(22) pp. 226-238, Niterói, 2014.

AUTOR (2018) Referência omitida para evitar a identificação dos autores do trabalho.

AUTOR (2005) Referência omitida para evitar a identificação dos autores do trabalho.

BASTIAS, L.E. La autopoiesis en la organización: Fundamento teórico para la administración propuesto desde el paradigma sistemo-cibernetico. Anales del XVII Encuentro Nacional de Escuelas y Facultades de Administración y Economía, 2000.

BLOIS, M. M. Reencontros com Paulo Freire e seus amigos. Fundação Euclides da Cunha, Niterói, 2005.

BORGES, J. L. Fumes, o memorioso. In: Ficções. Editora Globo, São Paulo, 1997, Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/funes.htm

BUNGE, M. A. Scientific Research, Springer-Verlag, New York, 1967.

CAPRA, F. As conexões ocultas. Ciência para uma vida sustentável. Trad. Marcelo Brandão Cipolla. Editora Cultrix. São Paulo, 2002.

COSGROVE, D. A geografia está em toda parte: cultura e simbolismo nas paisagens humanas, 1989, In: Paisagem, Tempo e Cultura. Correa, R. L.; Rosendahl, Z. (Orgs.) Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998.

DELEUZE, G.; GUATARRI, F. O que é filosofia? Editora 34, Rio de Janeiro, 1992.

DELEUZE, G.; GUATARRI, F. Mil Platôs – capitalismo e esquizofrenia, vol. 1, Ed. 34, Rio de Janeiro, 1995.

DELL, P. Bateson e Maturana: verso um fondazione biológica delle scienze sociali. Terapia Familiare, 21:35-60, 1986.

DUPUY, J-P. Nas origens das ciências cognitivas. São Paulo: Unesp, 1996.

DEWEY, J. Experience and nature. New York: Dover Publications, Inc., 443p. ,1958.

DEWEY, J. Essays in experimental logic. New York: Dover publications, 444p. 1953.

DEWEY, J. Reconstrução em filosofia. Tradução: Antônio Pinto de Carvalho. São Paulo: Nacional, 1959b.

DEWEY, J. Como pensamos e como se relaciona o pensamento reflexivo com o processo educativo: uma reexposição. Tradução: Haydée Camargo Campos. 4ª ed. São Paulo: Nacional. Atualidades pedagógicas; vol. 2. 292p., 1979a.

DEWEY, J. Democracia e educação. Tradução: Godofredo Rangel e Anísio Teixeira. São Paulo: Nacional. Atualidades pedagógicas; vol. 21. 416p.,1979b.

DEWEY, J. Vida e educação. Tradução de Anísio Teixeira. In: Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural,. V. p.107 – 191, 1980.

EICHEVERRIA, R. La ontologia del lenguage. Dólmen ediciones, Santiago, Chile. 1994.

FELTES, H. P. M. ; PELOSI, A. C.; LIMA, P. L. C. Cognição e Metáfora: a Teoria da Metáfora Conceitual. Pg 88-113. In: Cognição e Linguística: explorando territórios, mapeamentos e percursos. Orgs: Pelosi, A. C.: Feltes, H. P. M; Farias, M. P. E. 2. ed., rev. e atual. Educs, Caxias do Sul, RS, 2014.

FERREIRA, A. B. H. Novo Aurélio século XXI. 3. ed. Nova Fronteira, Rio de Janeiro. 1999.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1969.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1970.

FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 1998.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 12ª ed. Paz e Terra, Rio de Janeiro, 2002.

FREIRE, P. ; HORTON, M. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educação e mudança social. Editora Vozes, Petrópolis, 2003.

FREITAG, B. Habermas e a teoria do conhecimento como teoria social. Debate e crítica, Revista de Ciências Sociais. São Paulo: Hucitec, nº 4: 61- 82, 1974.

GADOTTI, M. Paulo Freire: uma biobibliografia. Cortez, São Paulo. Instituto Paulo Freire, Brasília, DF. UNESCO, 1996.

GIL, F. Categorizar. In: Enciclopédia Einaudi, vol. 41, Imprensa Nacional – Casa da Moeda- Lisboa, Portugal, 2000.

HOUAISS, A. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa., Ed. Objetiva. Rio de Janeiro, 2001.

INGOLD, T. The perception of the environment: essays on livelihood, dwelling and skill. London/ New York: Routledge, Taylor & Francis e-Library, 2002.

JAMES, W. Pragmatism, Revue Philosophique, vol. VII (1879), traduzido por Mariconda, P. R. In: Os Pensadores, pág. 9-22, Abril Cultural, 1974.

KEIL, F. C. ; WILSON, R. A. The concept concept: the way ward path of cognitive science, pg 1-11, Blackwell Publischers Ltd. USA. 2000.

KUHN, T. A estrutura das revoluções científicas. Tradução de Beatriz Viana Boeira e Nelson Boeira. São Paulo: Perspectiva, 1978.

LAKOFF, G. ; JOHNSON. M. Metáforas da vida cotidiana, 360 pp, Mercado de Letras Edições, EDUC, Campinas, SP, 2002.

LARROUSSE Dictionnaire de linguistique et des sciences du langage, 1999.

LETELIER, J. C,; MARAN, G.; MPODOZIS, J. Autopoietic and systems. Journal of Theoretical Biology 222: 261-72, 2003.

LEVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática.: Editora 34, Rio de Janeiro, 2006.

LUHMANN, N. Sociologia do Direito I. Tradução de Gustavo Bayer. Rio de Janeiro: Edições Tempo Brasileiro, 1983.

MAYO, P. Gramsci, Freire e a educação de adultos: Possibilidades para uma ação transformadora. Artmed, Porto Alegre, 2004.

MAYR, E. O desenvolvimento do pensamento biológico: diversidade, evolução e herança. Martinazzo, I. Tradutor, Brasília, DF: Editora Universidade de Brasília. 1107 p. , 1998.

MATURANA, H. A ontologia da realidade. Editora UFMG, Belo Horizonte, 1997.

MATURANA, H. O que se observa depende do observador. Pp. 61-66. In: Gaia – Uma teoria do conhecimento. Editora Gaia, São Paulo, 2000.

MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Editora UFMG, Belo Horizonte, 2001.

MATURANA, H. Emoções e linguagem na educação e na política. Editora UFMG, Belo Horizonte, 2002.

MATURANA, H.; POERKSEN, B. From Being to Doing: The origins of the Biology of Cognition. Carl-Auer system, Heidelberg, Germany, 2004.

MATURANA, H. ; VARELA, F. Autopoiesis and cognition. The realization of the living. D. Reidel Publishing Co, Dordecht. Holland,1972/1980.

MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento: as bases biológicas do entendimento humano. Psy II, Campinas,1995.

MICHEL, l, S ;VARGO, S. L.; LUSCH, R. F. Reconfiguration of the conceptual landscape: a tribute to the service logic of Richard Normann. J. of the Acad. Mark. Sci. 36:152–155, 2008.

MERRIAM-WEBSTER’S Ninth New Collegiate Dictionary 10o Ed. USA, 1998.

MOREIRA, M. A epistemologia de Maturana. Ciência & Educação, v. 10, n. 3, p. 597-606, 2004.

MURARO, D. A importância social do conceito na concepção de filosofia e educação de John Dewey, Childhood & Philosophy, Rio de Janeiro, v. 4, n. 8, 2008.

NEVES, M. Von der Autopoiesis zur Allopoiesis des Rechts. In: Rechtstheorie, Berlin, v. 34,n. 2, p. 245-268, 2003.

NIEDENTHAL, P. M. Emotion concepts. In: Handbook of Emotion, eds M. Lewis, J. M., 2008.

ORTONI, A. Methaphor, language, and thought In: Ortony, A (Org). Methaphor and thought. Cambridge University Press, 2a ed. Nova York, 1993.

PASCAL, B. De l’esprit géométrique, Œuvres Complètes, Edition Lafuma, Seuil, Paris, 1963.

POLLIO, H. R.; SMITH, M. K. ; POLLIO, M.R. Figurative language and cognitive psychology, In: Language and cognitive process, 5(2),. Pp141-167, 1990.

POOLE, A. H. The Conceptual Landscape of Digital Curation. Journal of Documentation, 72, no. 5, 2016. disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Alex_Poole/publication/301200534_The_Conceptual_Landscape_of_Digital_Curation/links/59ed01bc4585151983ccd819/The-Conceptual-Landscape-of-Digital-Curation.pdf

ROBERT, L. Dictionnaire Historique de la Langue Francaise, 1992.

RUSSELL, B. Misticismo e Lógica, Trad. Olviva, A. & Cerqueira, L. A. Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1977.

SANCOVSHI, B.; KASTRUP, V. Algumas ressonâncias entre a abordagem enativa e a psicologia histórico-cultural. Fractal Revista de Psicologia, v. 20 – n. 1, p. 165-182, Jan./Jun. 2008.

SAUER, C.O. A morfologia da paisagem (1925). In: Paisagem, Tempo e Cultura. Correa, R.L.; Rosendahl, Z. (org.). Rio de Janeiro: EDUERJ, 1998.

ULPIANO, C. O corpo e o acontecimento, acervo Claudio Ulpiano, 1989a, disponível em:https://acervoclaudioULPIANO.com/2016/11/10/aula-de-28031989-o-corpo-e-o-acontecimento-2/

ULPIANO, C. Acontecimento e campo de poder, acervo Claudio Ulpiano, 1989b, disponível em: https://acervoclaudioULPIANO.com/2016/11/15/aula-de-05041989-acontecimento-e-campo-do-poder/

ULPIANO, C. Acontecimento e sentido, acervo Claudio Ulpiano (1989c), disponível em: https://acervoclaudioULPIANO.com/2017/09/19/aula-de-12041989 acontecimento-e-sentido-2-2/).

VARELA, F. J.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. A mente incorporada: ciências cognitivas e experiência humana. Editora Artmed, Porto Alegre, 2003.

VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

VAZ, N. M.; ANDRADE, L.A.B. The Epigenetic Immune Network. Constructivist Foundations. v.13, p.141-159, 2017. Home page: [http://www.univie.ac.at/constructivism/journal/articles/13/1/141.vaz.pdf].

VIEIRA, A. B. Cognição. In: Enciclopédia Einaudi, V. 34 – Comunicação cognição, p296-313. Imprensa Nacional/Casa da Moeda, Lisboa, Portugal, 2001.

VUILLEMIN, J. Conceito In: Enciclopédia Einaudi, vol. 37, Imprensa Nacional – Casa da Moeda- Lisboa, Portugal, 1997.

WADDINGTON, C. H. Canalization of development and genetic assimilation of acquired characters. Nature, 183: 1654-1655, 1959.

Downloads

Publicado

2019-07-29

Como Citar

Andrade, L. A. B. (2019). PAISAGEM CONCEITUAL: CONSTRUÇÃO TEÓRICA E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO. RevistAleph, (32), 178-199. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39313

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas