PAISAGEM CONCEITUAL: CONSTRUÇÃO TEÓRICA E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Auteurs-es

  • Luiz Antonio Botelho Andrade Universidade Federal Fluminense

DOI :

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39313

Mots-clés :

Conceito, Paisagem conceitual, Experiência, Conhecimento

Résumé

Categorizamos os diferentes significados expressos para o termo conceito em alguns dicionários e, a partir de uma síntese, construímos uma formulação original para o conceito de conceito, denominado aqui, metaforicamente, de paisagem conceitual. No contexto desta reflexão epistemológica, postulamos que as paisagens conceituais se sobrepõem aos conceitos semânticos, exclusivos, hipotéticos, operacionais e heurísticos e que, ao permitir ao observador um duplo olhar, para o passado e para o futuro, elas podem se tornar um bom guia cartográfico para deslocamentos teóricos, projetos de pesquisa e de ensino e, assim, contribuir para a atividade docente e a socialização do conhecimento

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Biographie de l'auteur-e

Luiz Antonio Botelho Andrade, Universidade Federal Fluminense

Biólogo, Doutor em Imunologia pelo Instituto Pasteur, Professor Associado III do Departamento de Imunobiologia da UFF, membro do Programa de Pós-graduação em Diversidade e Inclusão da UFF, membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPE). Tem experiência no ensino de ciências, educação inclusiva, epistemologia, produção de filme educativo e divulgação cientifica. E-mail: labauff@yahoo.com.br.

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Publié-e

2019-07-29

Comment citer

Andrade, L. A. B. (2019). PAISAGEM CONCEITUAL: CONSTRUÇÃO TEÓRICA E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO. RevistAleph, (32), 178-199. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39313

Numéro

Rubrique

Pulsações e Questões Contemporâneas