PAISAGEM CONCEITUAL: CONSTRUÇÃO TEÓRICA E SUA UTILIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO

Auteurs

  • Luiz Antonio Botelho Andrade Universidade Federal Fluminense

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https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39313

Mots-clés:

Conceito, Paisagem conceitual, Experiência, Conhecimento

Résumé

Categorizamos os diferentes significados expressos para o termo conceito em alguns dicionários e, a partir de uma síntese, construímos uma formulação original para o conceito de conceito, denominado aqui, metaforicamente, de paisagem conceitual. No contexto desta reflexão epistemológica, postulamos que as paisagens conceituais se sobrepõem aos conceitos semânticos, exclusivos, hipotéticos, operacionais e heurísticos e que, ao permitir ao observador um duplo olhar, para o passado e para o futuro, elas podem se tornar um bom guia cartográfico para deslocamentos teóricos, projetos de pesquisa e de ensino e, assim, contribuir para a atividade docente e a socialização do conhecimento

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Biographie de l'auteur

Luiz Antonio Botelho Andrade, Universidade Federal Fluminense

Biólogo, Doutor em Imunologia pelo Instituto Pasteur, Professor Associado III do Departamento de Imunobiologia da UFF, membro do Programa de Pós-graduação em Diversidade e Inclusão da UFF, membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação Pedagógica (OIIIIPE). Tem experiência no ensino de ciências, educação inclusiva, epistemologia, produção de filme educativo e divulgação cientifica. E-mail: labauff@yahoo.com.br.

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Publiée

2019-07-29

Numéro

Rubrique

Pulsações e Questões Contemporâneas