INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO E EMANCIPAÇÃO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Marisa Mendes Machado de Souza Professora Orientadora da Educação de Jovens e Adultos e docente de Atendimento Educacional Especializado na rede de ensino da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, docente do Ensino Fundamental no Município de Duque de Caxias.
  • Suzete Araujo Oliveira Gomes Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39316

Palavras-chave:

Inclusão em Educação, Adequações Pedagógicas, Diferenciação Curricular.

Resumo

Embora o país tenha conseguido ver de perto a universalização do acesso à escola, não conseguiu o mesmo com o conhecimento, incluindo o desenvolvimento acadêmico de estudantes com deficiência intelectual. Como contraponto desta realidade, o Desenho Universal para Aprendizagem ressalta essa ainda nova perspectiva de possibilidades na educação inclusiva. A partir dos conceitos e perspectivas que perpassam a inclusão em educação é destacada a relevância de um currículo planejado e exercido para a diversidade de alunos para a qual a educação se propõe. As concepções apresentadas destacam a importância de adequações pedagógicas no campo da Educação Inclusiva e correlacionam os apontamentos com a realidade escolar.

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Biografia do Autor

Marisa Mendes Machado de Souza, Professora Orientadora da Educação de Jovens e Adultos e docente de Atendimento Educacional Especializado na rede de ensino da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, docente do Ensino Fundamental no Município de Duque de Caxias.

Mestrado em Diversidade e Inclusão, Especialista em Educação de Jovens e Adultos na Diversidade e Inclusão Social pela  Universidade Federal Fluminense, Pedagoga pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Professora Orientadora da Educação de Jovens e Adultos e docente de Atendimento Educacional Especializado na rede de ensino da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, docente do Ensino Fundamental no Município de Duque de Caxias. Universidade Federal Fluminense; marisamachado@id.uff.br.

 

Suzete Araujo Oliveira Gomes, Universidade Federal Fluminense

Pós-doutorado em Bioquímica Celular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, docente na pós-graduação em Ciências e Biotecnologia e no Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão da Universidade Federal Fluminense, orientadora de projetos de produção de materiais lúdicos-educacionais e inclusivos. Universidade Federal Fluminense; suzetearaujo@id.uff.br.

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Publicado

2019-07-29

Como Citar

de Souza, M. M. M., & Gomes, S. A. O. (2019). INCLUSÃO EM EDUCAÇÃO NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM COMO INSTRUMENTO DE DESENVOLVIMENTO E EMANCIPAÇÃO PARA ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. RevistAleph, (32), 246-265. https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i32.39316

Edição

Seção

Pulsações e Questões Contemporâneas