APROXIMAÇÕES ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA: RACISMO EM DISCUSSÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i34.41415Palavras-chave:
inclusão, extensão, universidade, escolaResumo
Este artigo tem por objetivo analisar as experiências do 7° Ciclo de Cinema e Diversidade, em duas Escolas Municipais do Rio de Janeiro, uma localizada na Zona Norte e outra na Zona Sul da cidade, em turmas do 8º e 9º ano, com o tema Racismo. Apoiando-se numa perspectiva ampla da inclusão, baseamos esta ação extensionista na reflexão sobre assuntos atuais que são negligenciados, mas que devem ser abordados de maneira dialógica nas escolas. A partir dos relatos dos estudantes, percebemos que a luta coletiva por uma educação antirracista é fundamental e só será efetivada se, no lugar de silenciamentos, omissões, opressões e dores, promovermos ações pedagógicas inclusivas, reflexivas e participativas, para que os privilégios sejam repensados e os preconceitos sejam eliminados.
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