EM NOME DO OUTRO: REFLEXÕES SOBRE AS IDEIAS DE SKLIAR
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.43923Palavras-chave:
Carlos Skliar, outro e inclusãoResumo
Há tempos Carlos Skliar vêm se dedicando as questões da inclusão, da alteridade, da mesmidade, do outro, principalmente sobre os aspectos socioantropológicos e histórico-cultural. Neste trabalho pretende-se discutir as ideias do autor, em uma abordagem qualitativa, em uma pesquisa bibliográfica do autor. Não pretendemos aqui esgotar o assunto pois, acreditamos que esse trabalho seja um convite àqueles que de alguma maneira sintam-se afetados pela inclusão.
Downloads
Referências
SKLIAR, Carlos. A escuta das diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2019.
_____. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Tradução de Giane Lessa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
_____. Introdução – abordagens sócio-antropológicas em educação especial. In: SKLIAR, C (org). Educação & Exclusão – abordagens sócio-antropológicas em educação especial. 5. Ed. Porto Alegre: Editora mediação, p. 07-20. 2006.
_____. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do “outro”. In: RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre educação inclusiva. (p. 15-34). São Paulo: Summus Editorial.
_____. Incluir as diferenças? Sobre um problema mal formulado e uma realidade insuportável. Revista Internacional Artes de Educar: Rio de Janeiro, V.1 N. 1 – pág. 13- 28 (fev. – mai. 2015): “artes de educar”.
_____. A invenção e a exclusão da alteridade “deficiente” a partir dos significados da normalidade. Educação & Realidade. 24 (1): 15 – 32. jul./dez. 1999.
_____. Alteridades e pedagogias. Ou ... e se o outro não estava? Educação e Sociedade, ano XXIII, nº 79. agosto/2002.
SKLIAR, C; SOUZA, Regina Maria. Considerações sobre as diferenças – caminhos para se (re) pensar a educação. Acessado em: www.lite.fe.unicamp.br – 20 de julho de 2020.
SKLIAR. C. A educação e a pergunta pelos outros: diferença, alteridade, diversidade e o outros “outros”. Ponto de vista, Florianópolis, n.05, p. 37-49. 2003.
____. Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas com as velhas – e novas – fronteiras em educação. Pro-posições, V.12, n. 2-3 (35-36), jul.-nov.2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Simone Maia Guerra
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).