EM NOME DO OUTRO: REFLEXÕES SOBRE AS IDEIAS DE SKLIAR
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.43923Mots-clés:
Carlos Skliar, outro e inclusãoRésumé
Há tempos Carlos Skliar vêm se dedicando as questões da inclusão, da alteridade, da mesmidade, do outro, principalmente sobre os aspectos socioantropológicos e histórico-cultural. Neste trabalho pretende-se discutir as ideias do autor, em uma abordagem qualitativa, em uma pesquisa bibliográfica do autor. Não pretendemos aqui esgotar o assunto pois, acreditamos que esse trabalho seja um convite àqueles que de alguma maneira sintam-se afetados pela inclusão.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
Références
SKLIAR, Carlos. A escuta das diferenças. Porto Alegre: Mediação, 2019.
_____. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí? Tradução de Giane Lessa. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
_____. Introdução – abordagens sócio-antropológicas em educação especial. In: SKLIAR, C (org). Educação & Exclusão – abordagens sócio-antropológicas em educação especial. 5. Ed. Porto Alegre: Editora mediação, p. 07-20. 2006.
_____. A inclusão que é “nossa” e a diferença que é do “outro”. In: RODRIGUES, D. Inclusão e educação: doze olhares sobre educação inclusiva. (p. 15-34). São Paulo: Summus Editorial.
_____. Incluir as diferenças? Sobre um problema mal formulado e uma realidade insuportável. Revista Internacional Artes de Educar: Rio de Janeiro, V.1 N. 1 – pág. 13- 28 (fev. – mai. 2015): “artes de educar”.
_____. A invenção e a exclusão da alteridade “deficiente” a partir dos significados da normalidade. Educação & Realidade. 24 (1): 15 – 32. jul./dez. 1999.
_____. Alteridades e pedagogias. Ou ... e se o outro não estava? Educação e Sociedade, ano XXIII, nº 79. agosto/2002.
SKLIAR, C; SOUZA, Regina Maria. Considerações sobre as diferenças – caminhos para se (re) pensar a educação. Acessado em: www.lite.fe.unicamp.br – 20 de julho de 2020.
SKLIAR. C. A educação e a pergunta pelos outros: diferença, alteridade, diversidade e o outros “outros”. Ponto de vista, Florianópolis, n.05, p. 37-49. 2003.
____. Seis perguntas sobre a questão da inclusão ou de como acabar de uma vez por todas com as velhas – e novas – fronteiras em educação. Pro-posições, V.12, n. 2-3 (35-36), jul.-nov.2001.
##submission.downloads##
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2021 Simone Maia Guerra
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).