ENSINO A DISTÂNCIA DE LIBRAS: UMA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DO INES
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2iEspecial.49929Palavras-chave:
Libras, Curso de Pedagogia, Ensino a distânciaResumo
O objetivo desse artigo é refletir sobre a influência que as tecnologias têm contribuído com o ensino e a difusão da Libras através do ensino a distância. Como as ferramentas presentes no AVA, Ambiente Virtual de Aprendizado, contribuem para a formação no curso de Pedagogia com ênfase em educação bilíngue de surdos pode colaborar com o desenvolvimento e integração entre a Libras e a Língua Portuguesa, e toda a sua diversidade linguística e cultural. A partir do Decreto 5626/2005, teve início no Brasil a busca pela formação bilíngue Libras/Língua Portuguesa, o que fez surgir o curso de Pedagogia com ênfase em educação de surdos do INES. Busca-se verificar se o aprendizado esta sendo efetivo e como avançar para um futuro no qual o aluno surdo encontrará um ambiente acolhedor e produtivo, apesar do forte conteúdo oralista presente nas escolas de Ensino Fundamental, principalmente, nas séries iniciais.
Downloads
Referências
ALVES, L. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Disponível em: <http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf>. Acesso em: 12 Nov. 2020.
BRASIL-MEC - Diretrizes do currículo nacional para o curso de pedagogia oficial documento: Conselho Nacional de Educação - Conselho pleno - CNE/CP Nº1 de 15 de Maio de 2006.
BRASIL. LEI 9.394 DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional- Disponível em: www.planalto.gov.br./ccivil_03/leis/1934.htm . />. Acesso em: 20 out. 2020.
BRASIL. Decreto Nº 5.622, de 2005, regulamenta o Art. 80 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/CCIVIL_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm. Acesso em: 15 nov. 2020.
BRASIL. Decreto - Lei n° 1.1190 de 04 de abril de 1939. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2020.
BRASIL. Decreto-Lei n° 8.530 de 2 de janeiro de 1946. Disponível em: <http://www.senado.gov.br/>. Acesso em: 20 ago. 2020.
BRASIL. Diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Especial (Seesp), 2001.
DEFICIÊNCIA, Viver sem Limite – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com / Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) / Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNPD) • VIVER SEM LIMITE – Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência : SDH-PR/SNPD, 2013. Disponível em: https://portal.ead.ufgd.edu.br/wp-content/uploads/2014/01/Cartilha-Viver-sem-Limites.pdf. Acesso em: 15 nov.2020.
DOTTA, Silvia. BRAGA, Juliana. PIMENTEL, Edson. Condução de aulas síncronas em sistemas de webconferência multimodal e multimídia. In: 23º Simpósio Brasileiro de Informática e Educação, 2012, Rio de Janeiro. Anais.SBIE, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogía do oprimido. 8ª ed. Rio de Janeiro. Paz e Terra. 1980.
GALASSO, Bruno José Betti. Do ensino em linha ao ensino online: perspectivas para a educação online baseada na mediação professor-aluno. 2013. 217f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Elaborado no Instituto Antonio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, p.235-335, 2001.
LOPES, Gerison Kezio Fernandes. O uso das tecnologias no processo de ensino e de aprendizagem do surdo: libras em educação à distância. Editora Arara Azul, nº 20, pp. 1-29, 2017.
MACHADO, Erica Esch ; TEXEIRA, Dirceu Esdras; GALASSO, Bruno José Betti. Concepção do Primeiro Curso Online de Pedagogia em uma Perspectiva Bilíngue Libras-Português. In: Rev. Bras. Ed. Esp., Marília, v.23, n.1, p.21-36, Jan.-Mar. Marília, 2017.
MIORANDO, Tania Micheline. Formação de Professores Surdos: Mais Professores para a Escola Sonhada. Estudos surdos I / Ronice Müller de Quadros (org.). Petrópolis, RJ: Arara Azul, 2006
MOORE, Michael Grahame. Teoria da distância transacional, 1993. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/revista_pdf_doc/2002_teoria_distancia_transacional_michael_moore.pdf. Acesso em: 21 set.2020.
PROMETI, Daniela. ; CASTRO JÚNIOR,Glaúcio. EAD e o ensino de libras: O caso da Universidade de Brasília (UNB). In: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 24, n. 44, p. 161-178, jul./dez. Salvador, 2015.
QUADROS, Ronice Muller de. O 'BI' em bilingüismo na educação de surdos. In: FERNANDES, E. (Org.). Surdez e bilingüismo. Porto Alegre: Mediação, p. 26-36, 2005.
SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil – história e teoria. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
SCHEIBE, Leda; AGUIAR, Márcia A. Formação de profissionais da educação no Brasil: o curso de pedagogia em questão. In: Educação e Sociedade - Formação de Profissionais da Educação: Políticas e Tendências, Campinas/SP: Cedes, nº 68, 1999, p.220-238.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luciane Cruz Silveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).