ENSINO A DISTÂNCIA DE LIBRAS: UMA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DO INES

Autores

  • Luciane Cruz Silveira INES

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2iEspecial.49929

Palavras-chave:

Libras, Curso de Pedagogia, Ensino a distância

Resumo

O objetivo desse artigo é refletir sobre a influência que as tecnologias têm contribuído com o ensino e a difusão da Libras através do ensino a distância. Como as ferramentas presentes no AVA, Ambiente Virtual de Aprendizado, contribuem para a formação no curso de Pedagogia com ênfase em educação bilíngue de surdos pode colaborar com o desenvolvimento e integração entre a Libras e a Língua Portuguesa, e toda a sua diversidade linguística e cultural. A partir do Decreto 5626/2005, teve início no Brasil a busca pela formação bilíngue Libras/Língua Portuguesa, o que fez surgir o curso de Pedagogia com ênfase em educação de surdos do INES. Busca-se verificar se o aprendizado esta sendo efetivo e como avançar para um futuro no qual o aluno surdo encontrará um ambiente acolhedor e produtivo, apesar do forte conteúdo oralista presente nas escolas de Ensino Fundamental, principalmente, nas séries iniciais.

 

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Biografia do Autor

Luciane Cruz Silveira, INES

Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão, pertencente ao Instituto de Biologia da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

Silveira, L. C. (2022). ENSINO A DISTÂNCIA DE LIBRAS: UMA EXPERIÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA DO INES . RevistAleph, 2(Especial). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2iEspecial.49929