A EXPERIÊNCIA DA BIDOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

Autores

  • Ana Luísa Antunes Instituto Nacional de Educação de Surdos https://orcid.org/0000-0002-7888-2299
  • Luciana Moratelli Pinho Instituto Nacional de Educação de Surdos

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2iEspecial.50007

Palavras-chave:

inclusão, bidocência, educação de surdos

Resumo

Neste texto discutimos algumas possibilidades para a inclusão escolar de surdos em uma perspectiva intercultural a partir da experiência da bidocência em uma escola pública federal especializada na educação de surdos localizada no Rio de Janeiro. Para tanto dividimos o texto em três momentos; no primeiro iniciamos a argumentação apresentando a perspectiva bilíngue de educação para surdos e sua relação com o interculturalismo, no segundo problematizamos os desafios da educação bilíngue para surdos devido às dificuldades cotidianas dos professores e, por fim, apresentamos a experiência da bidocência em 2019 e suas implicações na execução de uma educação que pretende a inclusão em uma perspectiva intercultural.

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Biografia do Autor

Ana Luísa Antunes, Instituto Nacional de Educação de Surdos

É formada em Pedagogia pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos, Mestre e Doutora em Educação pela PUC-Rio, professora da Educação Básica e vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto Nacional de Educação de Surdos. Pesquisadora sobre educação básica, educação de surdos e sociologia da educação. 

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Publicado

2022-10-26

Como Citar

Antunes, A. L., & Moratelli Pinho, L. (2022). A EXPERIÊNCIA DA BIDOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE SURDOS. RevistAleph, 2(Especial). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2iEspecial.50007