A PANDEMIA E AS ATIVIDADES REMOTAS: IMPACTOS NA FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NO MESTRADO ACADÊMICO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC)

Autores

  • Marilândes Mól Ribeiro de Melo Instituto Federal Catarinense - Campus Camboriú
  • Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva Instituto Federal Catarinense
  • Idorlene da Silva Hoepers Instituto Federal Catarinense

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50696

Palavras-chave:

Trabalho Docente. Programa de Pós Graduação em Educação/IFC. Formação Discente. Contexto Pandêmico. Trabalho Remoto.

Resumo

O ano de 2020 ficará na história e na memória da população mundial, como um tempo de desafios até então inimagináveis. Especialmente no campo da Educação, professores, estudantes e gestores foram impactados pessoal, profissional e academicamente. Neste contexto, a partir dos relatos dos docentes e discentes do Programa de Pós-graduação em Educação do IFC, objetivamos discutir os impactos causados pela pandemia na vida acadêmica e profissional deste grupo. Entre os impactos negativos observamos: a sobrecarga de trabalho, o adoecimento físico e psíquico, o atraso nas pesquisas em andamento, a desmotivação e o isolamento. Quanto aos impactos positivos, identificamos a ampliação das possibilidades de aprendizado com o uso de plataformas educacionais e a participação em eventos virtuais. 

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Publicado

2021-12-13

Como Citar

Mól Ribeiro de Melo, M., Rodrigues da Silva, F. L. G., & da Silva Hoepers, I. (2021). A PANDEMIA E AS ATIVIDADES REMOTAS: IMPACTOS NA FORMAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NO MESTRADO ACADÊMICO DO INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFC). RevistAleph, (37). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi37.50696