PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

UMA PERSPECTIVA SOBRE O ANALFABETISMO NA CONTRAMÃO DO PRECONCEITO CONTRA O ANALFABETO

Autores

  • Renato Pontes Costa PUC-Rio
  • José Elesbão Duarte Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51561

Palavras-chave:

Alfabetização de jovens e adultos. Educação de jovens e adultos. Paulo Freire. Educação Popular.

Resumo

O presente artigo apresenta a contribuição de Paulo Freire para o campo da alfabetização. Para tanto faz um histórico de como se produziu, no início do século XX, uma visão preconceituosa contra os analfabetos e como essa visão foi sendo modificada a partir do final dos anos 1950, destacando a presença fundamental de Paulo Freire nesse debate. O texto discute a concepção freiriana de alfabetização, a partir de três aspectos fundamentais: a alfabetização como ato criador do sujeito em processo de aprendizagem; a alfabetização como direito de todos/as e a alfabetização como uma forma de potencializar a leitura de mundo. Na conclusão observa-se a construção da educação popular como um campo epistemológico próprio da américa latina e de como a alfabetização de adultos é herdeira desse legado.

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Biografia do Autor

José Elesbão Duarte Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Bacharel em Direito (2004) e Licenciado em Filosofia (2018) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e atualmente é mestrando em Educação na mesma Universidade. Bolsista FAPERJ – Mestrado Nota 10 (2021).  Integra GEFFOC - Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar.

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Publicado

2022-02-16

Como Citar

Pontes Costa, R., & Duarte Filho, J. E. . (2022). PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: : UMA PERSPECTIVA SOBRE O ANALFABETISMO NA CONTRAMÃO DO PRECONCEITO CONTRA O ANALFABETO . RevistAleph, 1(38). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51561