PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
UMA PERSPECTIVA SOBRE O ANALFABETISMO NA CONTRAMÃO DO PRECONCEITO CONTRA O ANALFABETO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51561Palavras-chave:
Alfabetização de jovens e adultos. Educação de jovens e adultos. Paulo Freire. Educação Popular.Resumo
O presente artigo apresenta a contribuição de Paulo Freire para o campo da alfabetização. Para tanto faz um histórico de como se produziu, no início do século XX, uma visão preconceituosa contra os analfabetos e como essa visão foi sendo modificada a partir do final dos anos 1950, destacando a presença fundamental de Paulo Freire nesse debate. O texto discute a concepção freiriana de alfabetização, a partir de três aspectos fundamentais: a alfabetização como ato criador do sujeito em processo de aprendizagem; a alfabetização como direito de todos/as e a alfabetização como uma forma de potencializar a leitura de mundo. Na conclusão observa-se a construção da educação popular como um campo epistemológico próprio da américa latina e de como a alfabetização de adultos é herdeira desse legado.
Downloads
Referências
BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. 7 ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2006.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e educação popular: a teoria de Paulo Freire no Brasil. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1974.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Paulo Freire. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).
DI PIERRO, Maria Clara; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Preconceito contra o analfabeto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
FÁVERO, Osmar. Paulo Freire: primeiros tempos. In: VENTORIM, Silvana; CARARO, Marlene de Fátima; OLIVEIRA, Edna Castro de. Paulo Freire: a práxis político-pedagógica do educador. Vitória: EDUFES, 2000.
FÁVERO, Osmar; SIQUEIRA, Elisa Motta de Souza. As fichas de cultura do sistema Paulo Freire: um “ovo de Colombo”. In: GADOTTI, Moacir (org.). Alfabetizar e conscientizar: Paulo Freire, 50 anos de Angicos. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2014.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Analfabetismo no Brasil: da ideologia da interdição do corpo à ideologia nacionalista, ou de como deixar sem ler e escrever as Catarinas (Paraguaçu), Filipas, Madalenas, Anas, Genebras, Apolônias e Grácias até os Severinos. São Paulo: Cortez; Brasília: INEP, 1989. (Biblioteca da Educação. Série 1. Escola, 4).
FREIRE, Paulo. Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Estudos Universitários: Revista da Universidade do Recife, n. 4, abr./jun. 1963.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.
FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. 3. ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.
FREIRE, Paulo. Seminário Regional de Educação de Adultos, Recife, 1958. Em Aberto: “Sobre as 40 horas de Angicos, 50 anos depois”, Brasília, v. 26, n. 90, jul./dez. 2013.
GÓES, Moacyr de. De pé no chão também se aprende a ler (1961-1964): uma escola democrática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1991. (Coleção Educação Contemporânea).
JARA H. Oscar. Educação popular latino-americana: história e fundamentos éticos, políticos e pedagógicos. São Paulo: Ação Educativa, CEAAL, ENFOC, 2020.
NOFUENTES, Vanessa Carvalho. Um desafio do tamanho da nação: a campanha da Liga Brasileira Contra o Analfabetismo (1915-1922). 2008. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, n. 12, p. 59-72, set./dez. 1999.
PAIVA, Vanilda. Educação popular e educação de adultos: contribuição à história da educação brasileira. São Paulo: Loyola, 1973.
SACAVINO, Susana. Direito humano à educação no Brasil: uma conquista de todos/as? In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 13., Recife, 2006. Anais eletrônicos [...]. Recife, 2006. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/livros/edh/br/fundamentos/27_cap_3_artigo_05.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.
SOARES, Leôncio. O I Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura Popular. In: SOARES, Leôncio; FÁVERO, Osmar. I Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura Popular. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; UNESCO, 2009. (Coleção Educação para Todos, 33).
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Renato Pontes Costa, José Elesbão Duarte Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).