PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:

UMA PERSPECTIVA SOBRE O ANALFABETISMO NA CONTRAMÃO DO PRECONCEITO CONTRA O ANALFABETO

Authors

  • Renato Pontes Costa PUC-Rio
  • José Elesbão Duarte Filho Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51561

Keywords:

Alfabetização de jovens e adultos. Educação de jovens e adultos. Paulo Freire. Educação Popular.

Abstract

This article presents Paulo Freire's contribution to the field of literacy. Therefore, it provides a history of how, in the beginning of the 20th century, a prejudiced view against the illiterate was produced and how this view was being modified from the end of the 1950s onwards, highlighting the fundamental presence of Paulo Freire in this debate. The text discusses Freire's conception of literacy, based on three fundamental aspects: literacy as a creative act of the subject in the learning process; literacy as a right for all and literacy as a way to enhance the reading of the world. In conclusion, it is observed the construction of popular education as an epistemological field specific to Latin America and how adult literacy is heir to this legacy.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

José Elesbão Duarte Filho, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio

Bacharel em Direito (2004) e Licenciado em Filosofia (2018) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e atualmente é mestrando em Educação na mesma Universidade. Bolsista FAPERJ – Mestrado Nota 10 (2021).  Integra GEFFOC - Formação de Professores, Currículo e Cotidiano Escolar.

References

BARRETO, Vera. Paulo Freire para educadores. 7 ed. São Paulo: Arte & Ciência, 2006.

BEISIEGEL, Celso de Rui. Política e educação popular: a teoria de Paulo Freire no Brasil. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1974.

BEISIEGEL, Celso de Rui. Paulo Freire. Recife: Fundação Joaquim Nabuco; Editora Massangana, 2010. (Coleção Educadores).

DI PIERRO, Maria Clara; GALVÃO, Ana Maria de Oliveira. Preconceito contra o analfabeto. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FÁVERO, Osmar. Paulo Freire: primeiros tempos. In: VENTORIM, Silvana; CARARO, Marlene de Fátima; OLIVEIRA, Edna Castro de. Paulo Freire: a práxis político-pedagógica do educador. Vitória: EDUFES, 2000.

FÁVERO, Osmar; SIQUEIRA, Elisa Motta de Souza. As fichas de cultura do sistema Paulo Freire: um “ovo de Colombo”. In: GADOTTI, Moacir (org.). Alfabetizar e conscientizar: Paulo Freire, 50 anos de Angicos. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2014.

FREIRE, Ana Maria Araújo. Analfabetismo no Brasil: da ideologia da interdição do corpo à ideologia nacionalista, ou de como deixar sem ler e escrever as Catarinas (Paraguaçu), Filipas, Madalenas, Anas, Genebras, Apolônias e Grácias até os Severinos. São Paulo: Cortez; Brasília: INEP, 1989. (Biblioteca da Educação. Série 1. Escola, 4).

FREIRE, Paulo. Conscientização e alfabetização: uma nova visão do processo. Estudos Universitários: Revista da Universidade do Recife, n. 4, abr./jun. 1963.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, Paulo. Educação e atualidade brasileira. 3. ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.

FREIRE, Paulo. Seminário Regional de Educação de Adultos, Recife, 1958. Em Aberto: “Sobre as 40 horas de Angicos, 50 anos depois”, Brasília, v. 26, n. 90, jul./dez. 2013.

GÓES, Moacyr de. De pé no chão também se aprende a ler (1961-1964): uma escola democrática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1991. (Coleção Educação Contemporânea).

JARA H. Oscar. Educação popular latino-americana: história e fundamentos éticos, políticos e pedagógicos. São Paulo: Ação Educativa, CEAAL, ENFOC, 2020.

NOFUENTES, Vanessa Carvalho. Um desafio do tamanho da nação: a campanha da Liga Brasileira Contra o Analfabetismo (1915-1922). 2008. Dissertação (Mestrado em História) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, n. 12, p. 59-72, set./dez. 1999.

PAIVA, Vanilda. Educação popular e educação de adultos: contribuição à história da educação brasileira. São Paulo: Loyola, 1973.

SACAVINO, Susana. Direito humano à educação no Brasil: uma conquista de todos/as? In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, 13., Recife, 2006. Anais eletrônicos [...]. Recife, 2006. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/dados/livros/edh/br/fundamentos/27_cap_3_artigo_05.pdf. Acesso em: 20 set. 2021.

SOARES, Leôncio. O I Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura Popular. In: SOARES, Leôncio; FÁVERO, Osmar. I Encontro Nacional de Alfabetização e Cultura Popular. Brasília: Ministério da Educação; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; UNESCO, 2009. (Coleção Educação para Todos, 33).

Published

2022-02-16

How to Cite

Pontes Costa, R., & Duarte Filho, J. E. . (2022). PAULO FREIRE E A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: : UMA PERSPECTIVA SOBRE O ANALFABETISMO NA CONTRAMÃO DO PRECONCEITO CONTRA O ANALFABETO . RevistAleph, 1(38). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51561