O ACOLHIMENTO DE ALUNOS NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS PARA UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA E INCLUSIVA
REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS PARA UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA E INCLUSIVA Português (Portugal)
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.54670Palavras-chave:
Educação, Português (Portugal)Resumo
A ideia desse artigo surgiu a partir da nossa observação nas aulas, onde recebemos estudantes oriundos de uma classe social sem privilégios, que estão ingressando na faculdade de pedagogia. Percebemos que existe um distanciamento entre a bagagem cultural dos alunos com o capital cultural que muitas vezes é a expectativa do corpo docente. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a questão da inclusão social e cultural, para tentar uma aproximação do professor com o estudante. Nossa expectativa é um ensino que acolha a diversidade, partindo cada vez mais para a inclusão, onde os professores poderão desenvolver estratégias de trabalho que promovam a integração e acolhida dos alunos, possibilitando a superação dos eventuais obstáculos que poderão surgir nessa caminhada.
Downloads
Referências
Freire, Paulo
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Claudia FRIAS Frias, Mariana Sá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).