O ACOLHIMENTO DE ALUNOS NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS PARA UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA E INCLUSIVA

REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS PARA UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA E INCLUSIVA Português (Portugal)

Autores

  • Claudia FRIAS Frias Faculdade Cesgranrio
  • Mariana Sá Alcantara Gomes Faculdade Cesgranrio

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.54670

Palavras-chave:

Educação, Português (Portugal)

Resumo

A ideia desse artigo surgiu a partir da nossa observação nas aulas, onde recebemos estudantes oriundos de uma classe social sem privilégios, que estão ingressando na faculdade de pedagogia. Percebemos que existe um distanciamento entre a bagagem cultural dos alunos com o capital cultural que muitas vezes é a expectativa do corpo docente. Diante desse cenário, o objetivo deste trabalho é refletir sobre a questão da inclusão social e cultural, para tentar uma aproximação do professor com o estudante. Nossa expectativa é um ensino que acolha a diversidade, partindo cada vez mais para a inclusão, onde os professores poderão desenvolver estratégias de trabalho que promovam a integração e acolhida dos alunos, possibilitando a superação dos eventuais obstáculos que poderão surgir nessa caminhada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Mariana Sá Alcantara Gomes, Faculdade Cesgranrio

 É Doutora em Psicosociologia de Comunid. e Eco. Social – URFJ  e atua como professora de  Sociologia e Filosofia na Faculdade Cesgranrio.

Referências

Freire, Paulo

Publicado

2022-12-15

Como Citar

Frias, C. F., & Sá Alcantara Gomes, M. (2022). O ACOLHIMENTO DE ALUNOS NO CURSO DE PEDAGOGIA: REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS PARA UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA E INCLUSIVA: REFLEXÕES E ESTRATÉGIAS PARA UMA EXPERIÊNCIA DIALÓGICA E INCLUSIVA Português (Portugal). RevistAleph, (39). https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi39.54670