DISCURSO DE DÉFICIT NAS PRÁTICAS LETRADAS ACADÊMICAS DE GRADUANDOS EM LETRAS: UMA INVESTIGAÇÃO EM TESES E DISSERTAÇÕES
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64400Palavras-chave:
Estereótipos. Letramentos Acadêmicos. Discurso de Déficit.Resumo
O objetivo deste artigo é verificar a presença de estereótipos, como o discurso de déficit, nas práticas letradas de graduandos em Letras. A análise foi realizada a partir dos resultados encontrados nos resumos de três teses e cinco dissertações que abordaram os letramentos acadêmicos desses graduandos. O referencial teórico utilizado em nosso estudo fundamenta-se nas concepções dos Novos Estudos dos Letramentos, com ênfase na perspectiva social e em abordagens sobre os letramentos acadêmicos. Os resultados apontaram para a presença de indícios do discurso de déficit nas pesquisas, porém com uma orientação distinta, ou seja, voltada para a busca de motivações que pudessem explicar as dificuldades dos alunos em relação às práticas letradas, como, por exemplo, a forte influência dos letramentos escolares anteriores em suas práticas na universidade. Por fim, conclui-se que ainda é necessário pesquisar os letramentos acadêmicos, considerando o processo de mudança dos alunos e as especificidades de cada campo do conhecimento que interferem na elaboração dos gêneros, tendo em vista o desenvolvimento da linguagem especializada e do estilo do gênero, conforme propõe Bakhtin (2003).
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