DISCURSO DE DÉFICIT NAS PRÁTICAS LETRADAS ACADÊMICAS DE GRADUANDOS EM LETRAS: UMA INVESTIGAÇÃO EM TESES E DISSERTAÇÕES

Auteurs

  • Beatriz Fernanda Fortunato Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Victoria Wilson Universidade do Estado do Rio de Janeiro

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https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64400

Mots-clés:

Estereótipos. Letramentos Acadêmicos. Discurso de Déficit.

Résumé

O objetivo deste artigo é verificar a presença de estereótipos, como o discurso de déficit, nas práticas letradas de graduandos em Letras. A análise foi realizada a partir dos resultados encontrados nos resumos de três teses e cinco dissertações que abordaram os letramentos acadêmicos desses graduandos. O referencial teórico utilizado em nosso estudo fundamenta-se nas concepções dos Novos Estudos dos Letramentos, com ênfase na perspectiva social e em abordagens sobre os letramentos acadêmicos. Os resultados apontaram para a presença de indícios do discurso de déficit nas pesquisas, porém com uma orientação distinta, ou seja, voltada para a busca de motivações que pudessem explicar as dificuldades dos alunos em relação às práticas letradas, como, por exemplo, a forte influência dos letramentos escolares anteriores em suas práticas na universidade. Por fim, conclui-se que ainda é necessário pesquisar os letramentos acadêmicos, considerando o processo de mudança dos alunos e as especificidades de cada campo do conhecimento que interferem na elaboração dos gêneros, tendo em vista o desenvolvimento da linguagem especializada e do estilo do gênero, conforme propõe Bakhtin (2003).

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Bibliographies de l'auteur

Beatriz Fernanda Fortunato, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ). Especialista em Leitura e Produção de Textos e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Graduanda em Jornalismo pela Universidade Estácio de Sá (UNESA). Membro dos grupos de pesquisa "Linguagem Sociedade" (CNPq/UERJ) e "Estudos e Pesquisa em Leitura e Escrita Acadêmica" (GEPLEA/CNPq/UFF). Seus interesses de pesquisa incluem os letramentos acadêmicos e a formação docente para a Educação Básica.

Victoria Wilson, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

Graduação em Letras (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1981). Mestre em Letras (área de concentração: Literatura Brasileira), pela Universidade Federal Fluminense (1986). Doutora em Letras (área de concentração: Linguística), PUC-Rio (2000). Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação na UFF (2008-2009), sob a supervisão da Profa. Dra. Cecília Maria Aldigueri Goulart. Professora titular na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2024), onde atua como docente e pesquisadora na graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPLIN e PROFLETRAS). Foi vice-chefe do Departamento de Letras. Atuou na Coordenação Pedagógica do curso Português-Literaturas do Departamento de Letras da FFP/UERJ. Coordenadora adjunta do Mestrado Profissional PROFLETRAS (2014-2016; 2023-). Foi vice-presidente da Associação de Estudos da Linguagem do Rio de Janeiro (ASSEL 2003-2005; 2010-2012). Coordenadora do grupo de pesquisa Linguagem & Sociedade (CNPq/UERJ). Trabalha na área da Linguística Aplicada ao ensino e aprendizagem de língua portuguesa com ênfase nos estudos como: o ensino de língua portuguesa; práticas dos letramentos acadêmicos e escolares; análise de livros didáticos. Também pesquisa no campo da pragmática; discurso e interação (face e afeto) em contextos institucionais.

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Publiée

2024-12-09

Numéro

Rubrique

Pulsações e Questões Contemporâneas