HABILIDADES EM CARREIRAS TÉCNICAS E INDICADORES DE SUPERDOTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39196Keywords:
Ensino técnico e profissionalizante, altas habilidades, superdotação,Abstract
O registro da presença de alunos com Altas Habilidades ou Superdotação (AH ou SD) tem ocorrido timidamente no ensino técnico e profissionalizante, pela dificuldade de compreender o conceito e seus indicadores. Este trabalho buscou identificar, analisar e sistematizar aspectos indicativos de superdotação em carreiras técnicas. O campo da pesquisa situou-se em escolas técnicas e a população alvo foi o professor. O trabalho seguiu as concepções de AH ou SD da legislação Brasileira de Educação Especial, com o conceito de inteligência e potencialidades. A metodologia utilizada foi a qualiquantitativa, pesquisa-ação. Os resultados apontaram para indicadores que facilitam a identificação de características presentes nos alunos com habilidades acima da média nesta modalidade de ensino.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2017 Lucia de Mello e Souza Lehmann, Claudiane Figueiredo Ribeiro
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).