PETRA RACERUNNING: AN EXPERIENCE IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION

Authors

  • João Paulo Vicente da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Fabyana Soares de Oliveira Univesidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Esmirna Silva Rezende Machado Univesidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Maria Aparecida Dias Univesidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48132

Abstract

This study presents a pedagogical experience developed in 2019 in Physical Education classes at a school in the municipal network of Extremoz-RN, held in the 7th grade class, with 30 students, one diagnosed with cerebral palsy. This research seeks to analyze the experiences of Petra RaceRunning as sports content adapted in Physical Education classes and performance sports. It adopts as a methodological design a qualitative approach of a descriptive and exploratory character. As a result, it analyzes and shows that the experience about the content aroused more motivation and self-esteem in students with disabilities to carry out school activities, and also favored the involvement, active participation and inclusion of all students in Physical Education classes.

Keys words: Physical Education. Adapted Sport. Cerebral Palsy. Inclusion.

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Author Biographies

João Paulo Vicente da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Mestrando em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF-UFRN) na linha de pesquisa: Estudos Pedagógicos sobre o Corpo e o Movimento Humano. Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Especialista em Pedagogia do Movimento na Infância (UFRN) e Práticas Assertivas da Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos - com Ênfase em Gestão (IFRN). Atuou como Professor, Supervisor Pedagógico e Assessor Pedagógico do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial SENAC-DR/RN. Atualmente é Professor efetivo da Prefeitura municipal de Extremoz/RN e da Prefeitura municipal de São Pedro/RN. Foi destaque na etapa estadual da 10ª Edição do Prêmio Professores do Brasil do Ministério da Educação-MEC, com o relato de experiência: Contribuições da Educação Física na Inclusão das Pessoas com Paralisia Cerebral no ensino regular, este trabalho está disponível no acervo de práticas inspiradoras vinculada às dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), iniciativa do Ministério da Educação e o Instituto Península. Em 2017 iniciou a implementação da Petra RaceRunning através do Projeto Extremoz Paralímpica. Atuando nas áreas da Educação, Educação Física Escolar, Esporte Adaptado na Escola, corpo e aprendizagem, Novas tecnologias na educação e Esporte e Lazer para Pessoas com Deficiência.

Fabyana Soares de Oliveira, Univesidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015), Especialista em Psicomotricidade Clínica e Escolar/ UFRN (2019), Mestra em Educação/ UFRN (2020) e Doutoranda em Educação/ UFRN. Tem experiência na área da Educação Física Escolar , atuando atualmente como professora de Educação Física da rede Municipal de Ensino.

Esmirna Silva Rezende Machado, Univesidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012). Especialização em EDUCAÇÃO INFANTIL E PSICOMOTRICIDADE CLÍNICA pela Universidade Candido Mendes (2017). Atualmente é professora de educação física - secretaria de educação de Parnamirim- RN. Estudante no programa de pós-graduação em Educação Física PPGEF.

Maria Aparecida Dias, Univesidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGEd/UFRN) (2006); Mestre pelo mesmo Programa (2002); e Graduada em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (1985). Atualmente é chefe do Departamento de Educação Física/UFRN e membro efetivo: Grupo de Pesquisa Corpo e Cultura de Movimento (GEPEC) e Grupo de
Pesquisa Gestão, Educação, Trabalho e Saúde. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFRN) na Linha de Pesquisa Educação e Inclusão Social em Contextos Escolares e Não Escolares, do Mestrado Profissional em Educação Física/UFRN em Rede e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF)/UFRN.

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Published

2021-07-20

How to Cite

Vicente da Silva, J. P., Soares de Oliveira, F. ., Silva Rezende Machado, E. ., & Dias, M. A. (2021). PETRA RACERUNNING: AN EXPERIENCE IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION. RevistAleph, (Especial). https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48132