TEACHING TRAINING IN PHYSICAL EDUCATION IN AND FOR INCLUSIVE PERSPECTIVE:

REFLECTIONS ON BRAZIL AND PORTUGAL

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48348

Keywords:

Inclusion, Teacher Education, Physical Education

Abstract

This study aims to investigate the formation of students of Physical Education courses at two public Universities (Federal University of Rio de Janeiro, Brazil and the University of Porto, Portugal) in relation to inclusion in education. The research was comparative to identify peculiarities and contrasts, approximations and distances in each case studied. The results showed that, when there is concern with diversity, future practice is considered and not the students of the courses. In both courses the emphasis on practices is also very evident, valuing performance and technique. The discussion involving the inclusion / exclusion processes is directly related to the need for procedural and daily changes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Michele Pereira de Souza da Fonseca, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Educação (PPGE/UFRJ), Mestre em Educação (PPGE/UFRJ), Licenciada em Educação Física (EEFD/UFRJ). Professora adjunta da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ). Coordenadora de Extensão da EEFD-UFRJ. Fundadora e Coordenadora do LEPIDEFE - Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Inclusão e Diferenças na Educação Física Escolar (EEFD-UFRJ). Coordenadora da Pós-Graduação gratuita em Educação Física Escolar na Perspectiva Inclusiva (UFRJ). Membro do Comitê Científico GTT Inclusão e Diferenças do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Tem experiência na área de Educação Física escolar, formação docente e inclusão em educação.

References

BOOTH, T; AINSCOW, M. Index Para a Inclusão. Desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Produzido pelo LaPEADE, 2011.

BRAH, A. Diferença, diversidade, diferenciação. Cad. Pagu, Campinas, n. 26, p. 329-376, Jun/ 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-83332006000100014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: Jan/2021

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos: educação física/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/ SEF, 1998

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais (Ensino Médio) – Linguagens, Código e suas Tecnologias. Brasília, DF, 2000. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf . Acesso em: dez/2020

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades

federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências.

Brasília, 2012

BRASIL. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Presidência da República. Brasília, DF, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/L13409.htm Acesso em: jan/2021

CANDAU, V. Cotidiano escolar e práticas interculturais. Cadernos de Pesquisa. v.46 n.161. p.802-820 jul./set. 2016a. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v46n161/1980-5314-cp-46-161-00802.pdf . Acesso em jan/2021

CANDAU, V. Ensinar - aprender: desafios atuais da profissão docente. Revista COCAR, Belém, Edição Especial N.2, p. 298 a 318. Ago./Dez. 2016b. Disponível em: http://páginas.uepa.br/seer/index.php/cocar . Acesso em jan/2021

CANDAU, V. Didática, Interculturalidade e Formação de professores: desafios atuais. Revista Cocar. Edição Especial N.8. Jan./Abr./2020 p.28-44. Disponível em: https://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/index. Acesso em jan/2021

CANEN, A. Formação de Professores e Diversidade Cultural. In: CANDAU, V (org.). Magistério: Construção Cotidiana. Petrópolis: Vozes, pp. 205-236, 1997a.

CANEN, A. Formação de professores: diálogo das diferenças. Ensaio: Avaliação e políticas públicas em Educação, Rio de Janeiro,v.5,n.17,p.477-494,out./dez.1997b

CANEN, A. Universos culturais e representações docentes: subsídios para a formação de professores para a diversidade cultural. Educação & Sociedade, ano XXII, no 77, p. 207-227. Dezembro/2001

CASTELLANI FILHO, L. Pelos meandros da Educação Física. Revista Brasileira da Ciência do Esporte, v.14, n.3,119-125, mai,1993

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

CHICON, J.F. Inclusão e exclusão no contexto da Educação Física escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 13-38, jan./abr., 2008

DARIDO, S. Teoria, prática e reflexão na formação profissional em Educação física. Motriz - Volume 1, Número 2, 124-128, Dezembro, 1995

FAITANIN, G; COSTA, V. Políticas Públicas e Formação de Professores para Inclusão Escolar: As Experiências do Município de São Gonçalo/RJ. In: XIII Semana de Educação da UERJ - Educação, Formação e Sociedade: Desafios Contemporâneos, 2009, Rio de Janeiro. Anais da XIII Semana de Educação da UERJ - Educação, Formação e Sociedade: Desafios Contemporâneos. Rio de Janeiro: Editora da UERJ, 2009. v. 1. p. 1-15

FERREIRA, A. G. O sentido da Educação Comparada: Uma compreensão sobre a construção de uma identidade. Educação, Porto Alegre, v. 31, n. 2, p. 124-138, maio/ago. 2008. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/2764/2111 . Acesso em: jan/2019

FERREIRA, S; SILVA, S ; CORTE, M ; MOREIRA, F; FONSECA, M. Formação docente em Educação Física e inclusão: universidades da região Centro-Oeste em foco. In: Anais do XV Seminário de Educação Física Escolar USP. São Paulo: Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, 2019. v. 33. p. 118-118.

FONSECA, M. Inclusão: Culturas, políticas e práticas de inclusão na formação de professores de Educação Física da UFRJ . Rio de Janeiro, 2009. Dissertação (Mestrado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009

FONSECA, M. Formação de professores de Educação Física e seus desdobramentos na perspectiva dos processos de inclusão/exclusão: reflexões sobre Brasil e Portugal. Rio de Janeiro, 2014. Tese (Doutorado em Educação). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

FONSECA, M e SILVA, A, P. O que é inclusão? Reflexões de professores acerca desse tema. Lecturas Revista Digital - Buenos Aires - Año 14 - Nº 140 - Enero de 2010

FONSECA, M; FERREIRA, S; SILVA, S. Mapeamento preliminar da formação docente na perspectiva inclusiva nos cursos de licenciatura em educação física: região centro-oeste em foco.. In: Caderno de resumos: Centro de Ciências da Saúde. 10ª SIAc UFRJ. Rio de Janeiro: UFRJ, 2019. p. 589-589.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: Formar-se para a mudança e a incerteza. 9ª ed. São Paulo: Cortez, 2011

IMBERNÓN, F. Qualidade do ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016

LEME, E; FONSECA, M. Memória e narrativa de si: a construção do abecedário inclusivo na formação de professores. In: Anais do XX ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, 2020, Rio de Janeiro. Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação em direitos humanos, interculturalidade e religiões. v. 3. p. 73-84. Rio de Janeiro/ Petrópolis: DP et Alii, 2020a.

LEME, E; FONSECA, M. A inclusão na educação de jovens e adultos: fundamentos, princípios e percepções. In: SILVA, J. (Org.). Formação de professores na Educação de jovens e adultos: temas em debate. 1ed. v. 1, p. 1-20. Rio de Janeiro: WAK, 2020b

LONGHINI, M; NARDI, R. A pesquisa sobre a prática como elemento na formação do professor: uma experiência envolvendo a formação inicial de professores de Física. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciencias, ano 2, n 1, pp.69-83, 2007.

MISKOLCI, R. Teoria Queer: um aprendizado pelas diferenças. 2 ed. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2016.

MOREIRA, A. Currículo, diferença cultural e diálogo. Revista Educação & Sociedade. Agosto, 2002

NEIRA, M. O trabalho com relatos de experiência enquanto dispositivos para a formação continuada de professores de educação física. In: IMBERNÓN, F; SHIGUNOV NETO, A e FORTUNATO, I (org.). Formação permanente de professores: experiências iberoamericanas. São Paulo: Edições Hipótese, 2019

NÓVOA, A. Formação de Professores e Profissão Docente. In: NÓVOA, A.(coord.). Os Professores e sua Formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 2ª ed. p.13-33, 1997

NÓVOA, A. Entrevista concedida ao programa Salto para o Futuro, realizado pela TV Escola e produzido pela TV Brasil, em 13 de setembro de 2001. Disponível em: <http://www.tvebrasil.com.br/SALTO/entrevistas/antonio_novoa.htm>. Acesso em: 02 jan. 2011

NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: EDUCA, 2002

NÓVOA, A. Professores Imagens do futuro presente. EDUCA Lisboa | 2009

PÉREZ GÓMEZ, A. A Cultura escolar na sociedade neoliberal. trad.Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed,2001

RANGEL-BETTI, I; BETTI, M. Novas perspectivas na formação profissional em Educação Física. MOTRIZ - Volume 2, Número 1, Junho/1996

SANTOS, M. O papel do ensino superior na proposta de uma educação inclusiva. Revista da Faculdade de Educação da UFF - n. 7.p.78-91. Maio, 2003

SANTOS, M; FONSECA, M; MELO, S. Inclusão em Educação: diferentes interfaces. Curitiba, CRV,2009

SAWAIA, B (Org.). As artimanhas da Exclusão – análise psicossocial e ética da desigualdade social. Petrópolis: Vozes, 2017

SCHNEIDER, S; SCHIMITT, C. O uso do método comparativo nas Ciências Sociais. Cadernos de Sociologia. Porto Alegre, v. 9, p. 49-87, 1998

SILVA, A. O princípio da Inclusão em Educação Física escolar: um estudo exploratório no município de São João Del Rei. Dissertação de Mestrado: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2004

SILVA, K. Criatividade e inclusão na formação de professores: Representações e Práticas Sociais. Tese de Doutorado: Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2008

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2014

VIEIRA, J. Reflexões acerca das políticas do ensino superior: emancipatórias ou reguladoras ? O que isso tem a ver com inclusão/exclusão? In: SANTOS, M; SILVA, A; FONSECA, M. Universidade e Participação: Reflexões. DP et Alli, Rio de Janeiro,2013

Published

2021-07-20

How to Cite

Pereira de Souza da Fonseca, M. (2021). TEACHING TRAINING IN PHYSICAL EDUCATION IN AND FOR INCLUSIVE PERSPECTIVE: : REFLECTIONS ON BRAZIL AND PORTUGAL. RevistAleph, (Especial). https://doi.org/10.22409/revistaleph.viEspecial.48348