Portugues PEDAGOGIA BILÍNGUE: FORMAÇÃO, DOCÊNCIA E SURDEZ

Portugues

Authors

  • Leila Couto Mattos INES/UFES
  • Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado UFES

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2iEspecial.50025

Keywords:

Pedagogia, Bilinguismo, Surdez, Formação Docente

Abstract

The Bilingual Pedagogy Course of the National Institute of Deaf Education is a pioneer and innovator in the training of bilingual educators. This study discusses issues related to CBP's pedagogical projects, the bilingual aspects of the training process, teaching and pedagogical practices. We sought to problematize the dichotomy between brazilian sign language and portuguese language in the direct relationship with the construction of knowledge and teacher training. Results point to a bilingual training process that, by itself, opens up new possibilities and paths for the training of bilingual educators where the linguistic specificities inherent to deafness, before being obstacles, have been moving by the power, creativity and dialogue between the different languages ​​and modalities.

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Author Biographies

Leila Couto Mattos, INES/UFES

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Estágio
Pós-Dutoral em Educação e Surdez pelo programa de Pós Graduação e Pesquisa em
Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Pedagoga.
Fonoaudióloga. Especialista em Surdez e em Psicopedagogia. Professora aposentada do
Instituto Nacional de Educação de Surdos. Professora Substituta Assistente do
Departamento de Ensino Superior do Instituto Nacional de Educação de Surdos
(DESU/INES), no Curso Bilíngue de Pedagogia. Participou como Professora
pesquisadora do grupo interinstitucional de pesquisa em Libras e Educação de Surdos
da Universidade Federal do Espírito Santo (GIPLES/UFES/CMPq).

Lucyenne Matos da Costa Vieira-Machado, UFES

Doutora (2012) e Mestre (2007) em Educação pelo Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (PPGE- UFES). Fez estágio pós-doutoral, em Educação (2015) pelo Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), financiado pela bolsa PNPD/CAPES. Estágio pós-doutoral em andamento pela Universidade Federa de São Carlos. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo, onde atualmente é professora Adjunta IV do curso Letras Libras, lotada no Departamento de Línguas e Letras (DLL), no Centro de Ciências Humanas e Naturais (CCHN). Professora e orientadora de mestrado e doutorado do curso de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFES) na linha Educação Especial e Práticas Inclusivas e professora colaboradora no programa de pós Graduação em Linguística (PPGEL) na linha de Linguística Aplicada. Já atuou como professora Assistente I da disciplina de Educação Especial na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Libras e Educação de Surdos (GIPLES/CNPq-UFES) . Tem experiência na área de Educação e Educação Especial (com ênfase em Educação de Surdos), estudos da tradução e interpretação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da Educação de surdos, Inclusão, Subjetivação, Libras, Surdos, Estudos Surdos, formação de tradutores e intérpretes de Libras.

References

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Published

2022-10-26

How to Cite

Couto Mattos, L., & Matos da Costa Vieira-Machado, L. (2022). Portugues PEDAGOGIA BILÍNGUE: FORMAÇÃO, DOCÊNCIA E SURDEZ : Portugues. RevistAleph, 2(Especial). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2iEspecial.50025