Portugues PEDAGOGIA BILÍNGUE: FORMAÇÃO, DOCÊNCIA E SURDEZ
Portugues
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2iEspecial.50025Palabras clave:
Pedagogia, Bilinguismo, Surdez, Formação DocenteResumen
O Curso Bilíngue de Pedagogia do Instituto Nacional de Educação de Surdos é pioneiro e inovador na formação de pedagogos bilíngues. Este estudo, discute questões referentes aos projetos pedagógicos do CBP, aos aspectos bilíngues do processo formativo, à docência e às práticas pedagógicas. Buscou-se problematizar a dicotomia entre a língua brasileira de sinais e a língua portuguesa na relação direta com a construção de conhecimento e formação docente. Os resultados apontam para um processo de formação bilíngue que, por si só, vai abrindo novas possibilidades e caminhos para a formação de pedagogos bilíngues onde as especificidades linguísticas próprias à surdez, antes de serem obstáculos, vem se movendo pela potência, criatividade e diálogo entre as diferentes línguas e suas modalidades.
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