CUIDADO E EDUCAÇÃO: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA PARA A CONSTRUÇÃO DA CULTURA DO BEM VIVER
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v28i28.39190Palabras clave:
Educação, educação para paz, cuidado, cultura do bem viver,Resumen
O presente artigo visa socializar uma proposta de curso de formação continuada de professores e funcionários estaduais, do RS, com o foco na questão do cuidar-se para poder cuidar. Criado a partir de necessidades indicadas pelos próprios professores, buscou promover reflexões por meio de aportes teóricos e metodológicos, de modo a sensibilizar os participantes sobre a importância do cuidado na educação. Constatou-se que os professores estão acostumados a cuidar mais dos outros do que de si e diante das propostas puderam refletir sobre essa questão. Perceberam a importância de rever seus modos de vida e a necessidade de mudanças, que devem iniciar no próprio agir, em relação ao cuidado consigo e aos outros, para que seja possível a construção da cultura do Bem Viver no convívio escolar.
Descargas
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Maria Isabel Bristott, Rosana Maria Luvezute Kripka, Silvio Antônio Bedin
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).