URGÊNCIAS, EMERGÊNCIAS E INSURGÊNCIAS NO CURRICULO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51452Resumen
Objetivando problematizar as questões que emergem do cotidiano escolar e que, em um contexto de políticas neoliberais, adverso à construção de uma escola democrática, muitas vezes se revestem de um caráter insurgente, este trabalho propõe a reflexão e o debate acerca do currículo escolar e das possibilidades e desafios de se empreender uma proposta curricular a partir da realidade das/dos estudantes. Para tanto, analisa práticas didáticas que se efetivaram a partir das urgências e emergências percebidas no diálogo com estudantes de uma escola localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Dá destaque especial à Educação Musical, que, integrando-se ao projeto de construção de uma escola democrática, constituiu-se em ferramenta que ajudou a codificar a realidade e o contexto vividos e a problematizá-los.
Descargas
Citas
CIAVATTA, L. O Passo: música e educação. Rio de Janeiro: Edição do autor, 2012.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. Petrópolis: Vozes, 2006.
COCCO, C. A. São Paulo é uma escola: uma política curricular sob o olhar dos educadores. 2012. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, São Paulo, 2012.
FELÍCIO, H. M. S. & POSSANI, L. Análise Crítica de Currículo. Currículo sem Fronteiras, v. 13, n. 1, p. 129-142, Jan./Abr. 2013.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 46ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREITAS, L. C. de. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 119, p. 379-404, abr. jun. 2012.
GANDIN, D. A prática do planejamento participativo. 14ª ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
MAHER, T. de J. M. Políticas indígenas e políticas de identidade: currículo e representações de professores indígenas na Amazônia ocidental brasileira. Currículo sem Fronteiras, v.10, n.1, pp.33-48, Jan/Jun 2010.
PARO, V. H. O currículo do Ensino Fundamental como tema de política pública: a cultura como conteúdo central. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 19, n. 72, p. 485-508, jul./set. 2011.
RIO DE JANEIRO. Secretaria Municipal de Educação. Núcleo Curricular Básico Multieducação. Rio de Janeiro, 1996.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Vera Regina Souza dos Santos, Arnaldo de Oliveira Alves, Juliana de Melo Ferreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-CompartirIgual 4.0.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).