URGÊNCIAS, EMERGÊNCIAS E INSURGÊNCIAS NO CURRICULO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Vera Regina Souza dos Santos UNIRIO
  • Arnaldo de Oliveira Alves SME - Rio de Janeiro
  • Juliana de Melo Ferreira SME - Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51452

Resumen

Objetivando problematizar as questões que emergem do cotidiano escolar e que, em um contexto de políticas neoliberais, adverso à construção de uma escola democrática, muitas vezes se revestem de um caráter insurgente, este trabalho propõe a reflexão e o debate acerca do currículo escolar e das possibilidades e desafios de se empreender uma proposta curricular a partir da realidade das/dos estudantes. Para tanto, analisa práticas didáticas que se efetivaram a partir das urgências e emergências percebidas no diálogo com estudantes de uma escola localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Dá destaque especial à Educação Musical, que, integrando-se ao projeto de construção de uma escola democrática, constituiu-se em ferramenta que ajudou a codificar a realidade e o contexto vividos e a problematizá-los.

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Biografía del autor/a

Arnaldo de Oliveira Alves, SME - Rio de Janeiro

Especialista em Ensino de Arte (CESPEB/UFRJ). Professor de Educação Musical da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

Juliana de Melo Ferreira, SME - Rio de Janeiro

Especialista em Psicopedagogia (IMEC RJ). Professora AEE da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro.

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Publicado

2022-02-16

Cómo citar

Souza dos Santos, V. R., de Oliveira Alves, A., & de Melo Ferreira, J. (2022). URGÊNCIAS, EMERGÊNCIAS E INSURGÊNCIAS NO CURRICULO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. RevistAleph, 1(38). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v1i38.51452