A PERMANÊNCIA DO DESEJO E A VIVÊNCIA DO GOZO DA EXCELÊNCIA ESCOLAR

THE PERMANENCE OF DESIRE AND THE EXPERIENCE OF ENJOYMENT OF SCHOOL EXCELLENCE

Autores/as

  • Luciana dos Santos Vieira Barcelos Universidade Federal Fluminense / UFF
  • Marília Etienne Arreguy Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.63201

Palabras clave:

Excelência escolar, Supereu, Desejo

Resumen

Buscamos tratar do desejo pela excelência escolar por parte daqueles sujeitos que nutrem anseios de enquadramentos diante dos ideais que constituem o contexto escolar. Assim, pode ocorrer a dualidade entre os interditos aos quais o estudante se submete para o alcance desse ideal e o gozo advindo com a sua realização desse desejo. O objetivo deste trabalho é, portanto, refletir sobre questões subjetivas referentes ao conflito de classes na vivência do gozo da excelência escolar, como resultante da cisão social que reverbera na escola e atua no campo do desejo, segregando aqueles que podem desejar o êxito escolar daqueles que supostamente não podem. Contudo, a permanência do desejo, mesmo diante de demandas coletivas que pressupõem os “reais” destinatários da possibilidade de desejar a excelência, pode instigar sujeitos de classes populares a questionar as normas inconscientemente idealizadas e as consequências de suas escolhas.

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Biografía del autor/a

Luciana dos Santos Vieira Barcelos, Universidade Federal Fluminense / UFF

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Psicopedagoga pelo Instituto Pró-Saber. Pedagoga, formada pela PUC-Rio.

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Publicado

2024-11-26

Cómo citar

dos Santos Vieira Barcelos, L., & Etienne Arreguy, M. (2024). A PERMANÊNCIA DO DESEJO E A VIVÊNCIA DO GOZO DA EXCELÊNCIA ESCOLAR: THE PERMANENCE OF DESIRE AND THE EXPERIENCE OF ENJOYMENT OF SCHOOL EXCELLENCE. RevistAleph, 2(42). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.63201

Número

Sección

Pulsações e Questões Contemporâneas