A PERMANÊNCIA DO DESEJO E A VIVÊNCIA DO GOZO DA EXCELÊNCIA ESCOLAR
THE PERMANENCE OF DESIRE AND THE EXPERIENCE OF ENJOYMENT OF SCHOOL EXCELLENCE
DOI :
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.63201Mots-clés :
Excelência escolar, Supereu, DesejoRésumé
Buscamos tratar do desejo pela excelência escolar por parte daqueles sujeitos que nutrem anseios de enquadramentos diante dos ideais que constituem o contexto escolar. Assim, pode ocorrer a dualidade entre os interditos aos quais o estudante se submete para o alcance desse ideal e o gozo advindo com a sua realização desse desejo. O objetivo deste trabalho é, portanto, refletir sobre questões subjetivas referentes ao conflito de classes na vivência do gozo da excelência escolar, como resultante da cisão social que reverbera na escola e atua no campo do desejo, segregando aqueles que podem desejar o êxito escolar daqueles que supostamente não podem. Contudo, a permanência do desejo, mesmo diante de demandas coletivas que pressupõem os “reais” destinatários da possibilidade de desejar a excelência, pode instigar sujeitos de classes populares a questionar as normas inconscientemente idealizadas e as consequências de suas escolhas.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, A.M.M. (2012). Feminilidade: caminho de subjetivação. Estudos de Psicanálise, (38), 29-44. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010034372012000200004&ln g=pt&nrm=iso. Acesso em: 13 de agosto de 2023.
ALMEIDA, Silvio. Racismo estrutural: feminismos plurais. São Paulo: Editora Jandaíra, 2019.
ARREGUY, M. & Montes, F. F.. Ferenczi e a educação: desconstruindo a violência desmentida. Estilos da Clínica. [online]. 2019, vol.24, n.2, pp.246-261. ISSN 1415-7128. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i2p246-261.
ANDRÉ, S. (1987). O que quer uma mulher? Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
BION, W. R. (1975). Experiências com grupos. 2ª ed. Rio de Janeiro: Imago; São Paulo: EDUSP.
DUNKER, Christian. Paixão da ignorância: a escuta entre psicanálise e educação. São Paulo: Contracorrente, 2020. (Coleção Educação e Psicanálise, vol. 1).
DOURADO, Luiz Fernandes e OLIVEIRA, João Ferreira de. A qualidade da educação: perspectivas e desafios. Caderno Cedes, Campinas, vol. 29, n. 78, p. 201-215, ago. 2009. Disponível em: [https://doi.org/10.1590/S0101-32622009000200004]. Acesso em: 18/03/2024.
ENRIQUEZ, E. (1990). Da horda ao Estado: psicanálise do vínculo social. Rio de Janeiro: Zahar Editora.
FREUD, S. (1996). Duas histórias clínicas (O “pequeno Hans” e o “homem dos ratos”). In: Freud, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. V. X. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1909).
FREUD, S. (1996). Totem e tabu e outros trabalhos. In: Freud, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. V. XIII. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1913).
FREUD, S. (1996). Sobre o narcisismo: uma introdução. In: Freud, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. V.XIV. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1914).
_________. (1996). Psicologia de grupo e análise do eu. In: Freud, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. V. XVIII. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1921).
_________. (1996). O ego e o id, e outros trabalhos. In: Freud, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. V. XIX. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1923-1925).
_________. (1996). A dissolução do complexo de Édipo. In: Freud, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. V. XIX. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1924).
_________. (1996). Algumas consequências psíquicas da distinção anatômica entre os sexos. In: Freud, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. V. XIX. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1925).
_________. (1996). O mal estar na civilização. In: Freud, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. V. XXI. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1930).
_________. (1996). Feminilidade. In: Freud, S. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud. V. XXII. Rio de Janeiro: Imago. (Obra original publicada em 1932).
GREEN, André. (1988). Narcisismo de vida, narcisismo de morte. São Paulo: Editora escuta.
LACAN, Jacques. (1966). Escritos. Tradução: Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1998.
_________. (1975). O Seminário: livro 1 - os escritos técnicos de Freud, 1953-1954. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2ª ed., 2009.
LAPLANCHE, Jean. Vocabulário de Psicanálise. Laplanche e Pontalis. 4ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2016.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Editora Ática, 1997.
NASIO, Juan David. (1989). Lições sobre os 7 conceitos cruciais da psicanálise. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1997.
PATTO, M. H. S. (1990). A produção do fracasso escolar: histórias de submissão e rebeldia. 4ª ed. São Paulo: Intermeios, 2015.
PRECIADO, B. P. Eu sou o monstro que vos fala: relatório para uma academia de psicanalistas. Tradução: Sara Wagner Pimenta Gonçalves Junior. Paris: Bernard Grasset, 2019. Disponível em: https://sarawagneryork.medium.com/eu-sou-o-monstro-que-vos-fala-94dd10a366ef. Acesso em: 20/04/2024.
SILVA, Tomás Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.
SOLER, C. (2003). O que Lacan dizia das mulheres. Rio de Janeiro: Zahar.
TORRES, Leonor L.; PALHARES, José A.; AFONSO, Almerindo J. Marketing accountability e excelência na escola pública portuguesa: A construção da imagem social da escola através da performatividade académica. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, Porto, v. 26, n. 134, p. 1-28, out. 2018. Dossiê especial, Políticas de administração e gestão em países da Lusofonia: Perspectivas críticas sobre a nova gestão pública e a pós-burocracia em educação. Disponível em: Marketing_accountability_e_excelencia_na_escola_pu.pdf. Acesso em: 08/08/2023.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Luciana dos Santos Vieira Barcelos, Marília Etienne Arreguy 2024
Cette œuvre est protégée sous licence Creative Commons Attribution - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob Attribution-ShareAlike 4.0 International que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).