O PROTAGONISMO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA CRIAÇÃO DE UM LIVRO LITERÁRIO ACESSÍVEL

THE PROTAGONISM OF STUDENTS WITH VISUAL IMPAIRMENT IN THE CREATION OF AN ACCESSIBLE LITERARY BOOK

Autores/as

  • Debora Lembi Neves Instituto Benjamin Constant
  • Marcia de Oliveira Gomes Instituto Benjamin Constant

DOI:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64201

Palabras clave:

Literary Literacies. Multiformat book. Visual Impairment.

Resumen

O presente artigo visa a apresentar o relato da produção de um livro infantil multiformato, A turma da rua da salada de frutas, com estudantes com deficiência visual, do quarto do Instituto Benjamin Constant. A concepção foi realizada em coparticipação com as pesquisadoras e os resultados foram analisados na perspectiva da Teoria Histórico-Cultural. Para análise dos dados, foram elencadas três categorias, que correspondem à projeção e identificação, fruição e apropriação da linguagem literária, o que nos permitiu compreender como a dinâmica colaborou com o apoderamento do protagonismo por meio do letramento literário, assim como a importância da participação ativa de estudantes com deficiência visual tanto na confecção quanto na testagem e validação de produtos a eles destinados.

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Biografía del autor/a

Marcia de Oliveira Gomes, Instituto Benjamin Constant

Doutora e Mestre em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), especialista em Tradução Audiovisual Acessível/ Audiodescrição pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) e Especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). É professora e pesquisadora do Instituto Benjamin Constant e membro o Grupo de Pesquisas Linguísticas e Literárias no contexto da Deficiência Visual.

 

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Publicado

2024-11-26

Cómo citar

Lembi Neves, D., & de Oliveira Gomes, M. (2024). O PROTAGONISMO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA CRIAÇÃO DE UM LIVRO LITERÁRIO ACESSÍVEL: THE PROTAGONISM OF STUDENTS WITH VISUAL IMPAIRMENT IN THE CREATION OF AN ACCESSIBLE LITERARY BOOK. RevistAleph, 2(42). https://doi.org/10.22409/revistaleph.v2i42.64201

Número

Sección

Experiências Instituintes