COTIDIANO ESCOLAR – PERCORRENDO DOBRAS ENTRE AS PRÁTICAS CORPORATIVAS E DO DIÁLOGO
DOI :
https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i20.38985Résumé
RESUMO
O presente texto tem como objetivo problematizar os sentidos das práticas presentes na escola. A análise se propõe a passar por fora das instituições cristalizadas, percorrendo as tecnologias de poder que as produziram. As práticas cotidianas operam como analisadores. Como resultado, destaca-se o diálogo entre saberes cristalizados e os insurgidos contra os efeitos
centralizadores de poder, produtores de resistências.
Palavras-chave: Cotidiano escolar; Indisciplina; Resistência.
ABSTRACT
The following text is to emphasize the meanings of practices present in school. The analysis is actually a proposal beyond the crystallized institutions dealing with the power technologies which produce them. The everyday practices work as analyzers. As a result, the dialogue among different types of fossilized knowledge stands out as well as the threatened ones against the effects of centralized power, makers of resistance.
Key Words: School everyday’s life. Indiscipline. Resistance.
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(c) Tous droits réservés Ângela Maria Gomes Ribeiro Fernandes 2014
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