COTIDIANO ESCOLAR – PERCORRENDO DOBRAS ENTRE AS PRÁTICAS CORPORATIVAS E DO DIÁLOGO

Auteurs

  • Ângela Maria Gomes Ribeiro Fernandes

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i20.38985

Résumé

RESUMO
O presente texto tem como objetivo problematizar os sentidos das práticas presentes na escola. A análise se propõe a passar por fora das instituições cristalizadas, percorrendo as tecnologias de poder que as produziram. As práticas cotidianas operam como analisadores. Como resultado, destaca-se o diálogo entre saberes cristalizados e os insurgidos contra os efeitos
centralizadores de poder, produtores de resistências.


Palavras-chave: Cotidiano escolar; Indisciplina; Resistência.

ABSTRACT
The following text is to emphasize the meanings of practices present in school. The analysis is actually a proposal beyond the crystallized institutions dealing with the power technologies which produce them. The everyday practices work as analyzers. As a result, the dialogue among different types of fossilized knowledge stands out as well as the threatened ones against the effects of centralized power, makers of resistance.


Key Words: School everyday’s life. Indiscipline. Resistance.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2013-12-01

##plugins.generic.recommendBySimilarity.heading##

##plugins.generic.recommendBySimilarity.advancedSearchIntro##